FATORES RELACIONADOS ÀS HORAS DE SONO EM ESCOLARES DA CIDADE DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
FATORES RELACIONADOS ÀS HORAS DE SONO EM ESCOLARES DA CIDADE DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL
Autores
  • Rogeris Smith Soares Barbosa da Silva
  • Felipe Rocha Alves
  • Evanice Avelino de Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação Física
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30190-FATORES-RELACIONADOS-AS-HORAS-DE-SONO-EM-ESCOLARES-DA-CIDADE-DE-FORTALEZA-NORDESTE-DO-BRASIL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Escolares; Relação; Horas de sono.
Resumo
Introdução: cada vez mais cedo os adolescentes são exigidos pelas obrigações acadêmicas e profissionais, juntamente com este fato o grande aumento das opções de lazer noturnas e as inovações tecnológicas, tais como, a televisão, telefones celulares e videogames, disponibilizadas de modo cada vez mais amplo têm contribuído de forma significativa para uma possível redução nas horas de sono entre adolescentes. Tendo em vista a relevância desta temática e com base nesse panorama, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores relacionados a horas de sono em escolares da cidade de Fortaleza, Ceará. Metodologia: estudo transversal realizado com 13134 adolescentes (53,3% do sexo feminino; 13 >18 anos de idade), matriculados em 123 escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza. O autopreenchimento de questionários foi utilizado para obtenção das variáveis sociodemográficas (sexo, idade, série, turno de estudo) e comportamentais (participação nas aulas de educação física, trabalho, prática de atividade física extracurricular, tempo de tela TV, utilização do celular antes de dormir); a informação referente à duração do sono foi obtida mediante o preenchimento de uma pergunta no qual se questionava a média das horas que o adolescente dorme por dia, sendo que as possíveis respostas foram: <6 horas; 6 horas; 7 horas; 8 horas; 9 horas; 10 horas; e mais de 10 horas, podendo ser escolhida apenas uma única opção. Utilizou-se a estatística descritiva, o teste do qui quadrado e a regressão logística através do software IBM SPSSR Statistic 21.0. Resultados: os resultados indicaram diferenças significativas (p< 0,001) em relação às horas de sono nos estratos, série, turno de estudo, trabalho, TV semana, TV finais de semana e utilização do celular antes de dormir. Em relação aos escolares que dormem menos de oito horas por dia verificou-se que 2960 (22,6%) eram do 1º ano, 2206 (16,8%) do turno da tarde, 5599 (43,0%) não trabalhavam, 2590 (19,9%) assistiam TV durante a semana e 3477 (42,6%) nos finais de semana igual ou mais de três horas por dia e 5541 (42,6%) utilizavam o celular antes de dormir. Verificou-se também que está matriculado no terceiro ano (OR = 1,19; IC 95%: 1,08; 1,31), trabalhar (OR = 0,63; IC 95%: 0,57; 0,69) e utilizar o celular antes de dormir (OR = 0,78; IC 95%: 0,72; 0,84) estiveram relacionados a uma menor chance de referir duração suficiente de sono. Por outro lado estudar no período da tarde apresentou as maiores chances (OR = 4,01; IC 95%: 3,66; 4,39) de relação com a duração suficiente do sono. Discussão: verificou-se uma prevalência alta de escolares que dormem menos de oito horas por dia. A literatura destaca que a quantidade mínima de horas de sono recomendada para indivíduos nessa faixa etária seja de 8h33min. Nesse sentido as variáveis que estiveram associadas a este fenômeno foram: série, turno de estudo, trabalho, TV semana, TV finais de semana e utilização do celular antes de dormir. O grande avanço tecnológico e as obrigações profissionais e escolares têm atingido e modificado o estilo de vida de indivíduos em idade escolar. Estas mudanças características da sociedade contemporânea podem ser um indicativo da diminuição nas horas de sono. Tendo em vista a alta prevalência identificada na população, especialmente entre escolares, este fenômeno é considerado um problema de saúde pública. Conclusão: espera-se que os resultados apresentados e as críticas produzidas neste estudo sirvam para estimular a sistematização e publicações de informações sobre fatores comportamentais nocivos à saúde, produzindo eventualmente intervenções de base escolar com objetivo de desenvolver hábitos de vida saudáveis em escolares. Sugere-se ainda maiores esclarecimentos em ambiente escolar sobre a importância do sono e, as consequências de sua privação.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA , Rogeris Smith Soares Barbosa da Silva ; ALVES , Felipe Rocha Alves ; SOUZA, Evanice Avelino de. FATORES RELACIONADOS ÀS HORAS DE SONO EM ESCOLARES DA CIDADE DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30190-FATORES-RELACIONADOS-AS-HORAS-DE-SONO-EM-ESCOLARES-DA-CIDADE-DE-FORTALEZA-NORDESTE-DO-BRASIL. Acesso em: 26/04/2024

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