RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO RELACIONADO A ECONOMIA DO CONSUMO HÍDRICO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | ÁREA1
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO RELACIONADO A ECONOMIA DO CONSUMO HÍDRICO
Autores
  • Cíntia dos Santos Silva
  • Juliana Bernardo Teixeira Gomes
  • Adrielle Oliveira Ferreira
  • Rian Figueiredo Rodrigues
  • Juan Martin Carrizo
  • Salomão José Cohin de Pinho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Ambiental e Sanitária
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30131-RELATO-DE-EXPERIENCIA-EM-UMA-UNIDADE-DE-PRONTO-ATENDIMENTO-RELACIONADO-A-ECONOMIA-DO-CONSUMO-HIDRICO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Consumo. Água. Hospital. Sustentabilidade.
Resumo
A preocupação em suprir as necessidades da geração atual e das gerações futuras tem causado nas empresas maior conscientização em relação a preservação do meio ambiente. As organizações, inclusive as do ramo hospitalar, tem reconsiderado suas estratégias para se tornarem empresas sustentáveis. Um ambiente hospitalar sustentável mobiliza recursos para causar menor impacto ambiental, o que implica planejar recursos de aproveitamento de energia e de água, de modo a evitar desperdícios e economizar os recursos (VILAÇA; OLIVEIRA, 2011). Com o objetivo de demonstrar medidas para economia de recursos naturais, relata-se as experiências vivenciadas pelos membros do Projeto Área1 Sustentável em um projeto voltado em diagnosticar problemas e apontar melhorias e soluções para redução de consumo de água em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesse sentido, atuamos em uma UPA na cidade de Salvador, BA, com o apoio da empresa administradora da unidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo. Conhecemos o local a ser explorado, observando fatos e fenômenos exatamente como ocorrem na realidade e coletamos dados. Além disso, foram avaliadas as plantas das instalações hidráulicas e feita uma análise das faturas das contas de água, para identificar as possíveis falhas na estrutura física e nos processos que são desenvolvidos no local. Por conseguinte, analisamos e propomos ações a serem realizadas, assim como, o orçamento das soluções que poderiam ser implementadas na unidade de atendimento. Os resultados obtidos foram relevantes pois pôde-se unir conhecimentos teóricos da engenharia com a aplicação prática, encontrando problemas e soluções tanto no que diz respeito a aspectos estruturais quanto educacionais no local em estudo. A estrutura física da UPA é bem projetada, o que facilitou no momento das proposições para melhoria no local. Foi possível apontar ideias desde uso da torneira comum ao aproveitamento da água da chuva já captada pelos telhados com um projeto de captação e armazenamento de água. Outro fator importante está em soluções voltadas a conscientização das partes interessadas (colaboradores, pacientes e comunidade) na utilização dos recursos hídricos disponíveis. Foi evidenciado que a cultura de sustentabilidade precisa ser sedimentada e as práticas indevidas do uso de água eliminadas. Diante disso, tornou-se claro que as questões abordadas no projeto se manifestaram de grande importância tanto para o ambiente explorado quanto para todas as pessoas envolvidas. Por fim, as medidas podem ser replicadas no intuito de ajudar a comunidade na preservação do meio ambiente e de seus recursos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Cíntia dos Santos et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO RELACIONADO A ECONOMIA DO CONSUMO HÍDRICO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30131-RELATO-DE-EXPERIENCIA-EM-UMA-UNIDADE-DE-PRONTO-ATENDIMENTO-RELACIONADO-A-ECONOMIA-DO-CONSUMO-HIDRICO. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes