MODA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA NOVA ESTÉTICA DA MARCA GUCCI

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
MODA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA NOVA ESTÉTICA DA MARCA GUCCI
Autores
  • Márcia Taísa da Silva
  • Mário de Faria Carvalho
Modalidade
Artigo
Área temática
Design de Moda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30113-MODA-E-GENERO--UMA-ANALISE-DA-NOVA-ESTETICA-DA-MARCA-GUCCI
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Moda, Gênero, Contemporaniedade
Resumo
MODA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA NOVA ESTÉTICA DA MARCA GUCCI MÁRCIA TAÍSA DA SILVA¹ MÁRIO DE FARIA CARVALHO² RESUMO O presente trabalho é relacionado ao projeto de pesquisa “Trajetos de gênero(s) na moda contemporânea” vinculado ao Laboratório de Pesquisas Transdisciplinares sobre Moda na UFPE/ Centro Acadêmico do Agreste. A pesquisa pretende fazer uma análise das últimas coleções da marca Italiana Gucci, realizadas pelo estilista Alessandro Michele. Sobretudo as coleções masculinas, tendo-as como exemplificações de desconstrução de padrões tradicionais de gênero nas vestimentas, visando mostrar os desdobramentos da repercussão de coleções com essa proposta no Fast Fashion. Com essa discussão objetiva-se refletir sobre a dissolução de uma estética masculina cristalizada, a partir das coleções em questão, demonstrando como tais representações expressam uma polissemia social da atualidade. Considerando a importância destas coleções para as discussões sobre gênero, no que concerne a quebra de preconceitos acerca do tema. A partir de um estudo fenomenológico busca-se a observação por meio de imagens a fim de perceber os sentidos evocados. Utilizamos os estudos desenvolvidos por Judith Butler e Michel Maffesoli. As ideias pós estruturalistas de Butler desconstroem as noções biologizantes sobre sexo e gênero, partindo do pensamento de que o gênero se manifesta performaticamente através de repetições reguladas. Percebe-se então que instituem-se papéis sociais e representações inteligíveis de gênero. Maffesoli (2010) descreve a contemporaneidade como um período efervescente e híbrido, onde a tecnologia moderna compactua com as novas formas de se relacionar, ou seja é um período suscetível a um estetismo ou “assentimento a vida”, aceitando tudo que a compõe. Esse “sentir comum” propicia sensibilidades e identificações diversas. Em relação à estética da Gucci a androginia é uma das novas características da marca, também é possível notar um conjunto de referências criativas que vão desde as estampas de fauna e flora, a inspirações como a rainha Elizabeth II, além de inspirações geek e retrô dos anos 1970. As peças exemplificam a atualidade, os tecidos são imponentes, componentes esportivos somados a elementos do barroco. Esses e outros elementos conferem uma atmosfera romântica e lúdica à coleção, características da contemporaneidade. ¹Graduanda em Design- Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste; Pesquisadora no LPTM- Laboratório de Pesquisas transdisciplinares sobre Moda. Email: taisa1980@hotmail.com ² Mário de Faria Carvalho; Doutor; Professor do Núcleo de Design no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE/PE/BR; mariofariacarvalho@gmail.com Assim, conclui-se que estas correspondências exemplificam comportamentos perceptíveis no cotidiano, portanto necessitam de uma apreciação sobre como a pluralidade é demonstrada e repercutida a partir da moda. Palavras Chave: Moda, Gênero, contemporaneidade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Márcia Taísa da; CARVALHO, Mário de Faria. MODA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA NOVA ESTÉTICA DA MARCA GUCCI.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30113-MODA-E-GENERO--UMA-ANALISE-DA-NOVA-ESTETICA-DA-MARCA-GUCCI. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes