USO DE MATERIAIS NO ENSINO NÃO FORMAL DA MATEMÁTICA NO PROJETO ANJOS DA MATEMÁTICA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
USO DE MATERIAIS NO ENSINO NÃO FORMAL DA MATEMÁTICA NO PROJETO ANJOS DA MATEMÁTICA
Autores
  • Luiza de Barros Correia Vitório
  • Karla Luana de Paula Passos
  • Larissa Maria Soares de Farias
  • Amanda Silva de Oliveira
  • Iara Margolis
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30086-USO-DE-MATERIAIS-NO-ENSINO-NAO-FORMAL-DA-MATEMATICA-NO-PROJETO-ANJOS-DA-MATEMATICA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação não formal, Anjos da Matemática, material dourado, matemática
Resumo
No Brasil, há muito tempo a matemática é vista pelos alunos como uma disciplina não muito atrativa, porém não se deve apresentá-la como uma ciência fechada e desligada da realidade. A dificuldade na aprendizagem da mesma, na maioria das vezes, promove uma rejeição por parte do aluno. Isso faz com que os estudantes acreditem que não são capazes de desenvolver habilidades matemáticas, provocando baixa autoestima e desinteresse. De acordo com o Programa de Educação Tutorial, em pesquisa realizada em 2007, com alunos de uma Escola Pública de Ouro Preto, o maior motivo pela falta de interesse dos alunos em relação à matéria deve-se à monotonia das aulas. Além disso, a maioria dos alunos não têm consciência da real importância da disciplina. O presente trabalho pretende utilizar métodos de ensino que possam servir de elo para o aprendizado da matemática com crianças de escolas públicas e municipais do bairro do Ipsep. A maioria das crianças dessas escolas chega ao projeto apresentando muita resistência em aprender matemática, pois na maior parte das vezes os conteúdos são passados de maneira complexa, fazendo com que o aluno perca o interesse pela disciplina, dificultando assim seu aprendizado. A proposta do projeto Anjos da Matemática é ensinar matemática de maneira lúdica e dinâmica.O foco dessa pesquisa será a turma de crianças entre seis e oito anos de idade. No programa, será realizada uma comparação entre as duas formas de desenvolvimento da aprendizagem: a educação formal, que é aquela padronizada das escolas, em que os assuntos são previamente demarcados e a relação predominante é a professor-aluno; e a educação não formal, cujas crianças assimilarão a matemática através do compartilhamento de experiências, utilizando como principal instrumento o material dourado pois, este apresenta os números de maneira materializada.O uso desse material deve estimular o interesse das crianças no aprendizado da matéria e espera-se que com ele, as crianças tenham um maior estímulo para realizar as atividades, percam a desafeição pela disciplina, além de desenvolver habilidades motoras e autonomia.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VITÓRIO, Luiza de Barros Correia et al.. USO DE MATERIAIS NO ENSINO NÃO FORMAL DA MATEMÁTICA NO PROJETO ANJOS DA MATEMÁTICA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30086-USO-DE-MATERIAIS-NO-ENSINO-NAO-FORMAL-DA-MATEMATICA-NO-PROJETO-ANJOS-DA-MATEMATICA. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes