RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA NA INSERÇÃO DO DISCENTE NA VIDA ACADÊMICA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA NA INSERÇÃO DO DISCENTE NA VIDA ACADÊMICA.
Autores
  • Giselle Bárbara Silva da Costa
  • Janily Alves de Medeiros Cordeiro
  • Samanta Alves Ramos de Oliveira
  • Vinicius Rodrigues Barboza Siqueira
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30069-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-PROGRAMA-DE-MONITORIA-NA-INSERCAO-DO-DISCENTE-NA-VIDA-ACADEMICA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem. Monitoria. Experiência. Discente.
Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo Rubem Alves, “ensinar é um exercício de imortalidade”, onde o professor é eternizado ao ensinar ao aluno a enxergar através das palavras ditas por ele. A monitoria tem como papel fundamental, reforçar o conhecimento explanado na sala de aula pelo professor, através de exercícios, de revisão das aulas, apresentação de vídeos e comparações no contexto do dia-a-dia e auxilia o aluno aos poucos, no entendimento do funcionamento da vida acadêmica; assim como proporcionar ao monitor da disciplina, o desenvolvimento de suas habilidades didáticas, amplificando sua visão sobre possíveis áreas de atuação na docência ao término de sua graduação. Esse encontro semanal evidencia a importância do projeto, onde monitorandos e monitor trocam conhecimento, fortalecendo laços e assim gerando maior confiança para os alunos contarem suas dúvidas sobre a disciplina facilitando ao monitor focar nas dificuldades de cada aluno. OBJETIVO: Descrever a experiência da aluna como monitora na disciplina integrada de Citologia, Histologia e Embriologia do curso de Enfermagem à turma NT1 015CILZ, no primeiro semestre de 2016, no Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP-Devry. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma estudante do curso de enfermagem durante a execução das atividades do programa de monitoria acadêmica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O propósito da monitoria é através de um aluno de que já vivenciou a disciplina e adquiriu uma boa bagagem da matéria, poder junto ao professor auxiliar no desenvolvimento dos ingressantes no ensino superior quanto aos veteranos a cada semestre nas novas disciplinas. É papel do monitor realizar planejamento das aulas a partir do plano de aula do referido período, elaboração de atividades e disponibilização de materiais, orientar e sanar as dúvidas referentes á temática em questão. Na monitoria, busca-se sempre destrinchar o assunto ao aluno da forma que mais se aproxima do entendimento atual dele, criando exemplos simples, mas, bem didáticos, é possível falar a mesma “língua” do aluno que frequenta a monitoria com real intenção de entender, como uma célula é capaz dar origem a seres tão complexos. Percebe-se a satisfação do aluno ao quitar suas dúvidas e suas fácies apresentam maior tranquilidade instantaneamente. CONCLUSÃO: Percebe-se o papel do aluno enquanto monitor é indispensável para a vida acadêmica fortalecendo ambos os lados: o aluno enquanto monitor, no desenvolvimento de suas habilidades didáticas, sua oratória, apresentando-lhes um pouco da responsabilidade diária dos professores, e o aluno enquanto indispensável para realização desse projeto que tem como visão, melhoria da qualidade do aprendizado. É um aperfeiçoamento teórico e prático do discente em função do processo de aprendizagem, exercendo um importante papel de iniciação à docência.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COSTA, Giselle Bárbara Silva da et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA NA INSERÇÃO DO DISCENTE NA VIDA ACADÊMICA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30069-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-PROGRAMA-DE-MONITORIA-NA-INSERCAO-DO-DISCENTE-NA-VIDA-ACADEMICA. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes