A INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO ANDANDO LADO A LADO.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO ANDANDO LADO A LADO.
Autores
  • Cristóvão Pedro Galdino Oliveira de Souza
  • José Rogério Pachêco De Souza
  • Klysman Siqueira Batista
  • Jhonatan Moreira da Silva
Modalidade
Artigo
Área temática
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29936-a-informatica-e-educacao-andando-lado-a-lado
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação, Informática, Ensino, Pedagógico.
Resumo
Resumo. A educação vem nas últimas décadas passando por profundas mudanças nas suas práticas pedagógicas e principalmente no aprendizado de informática, objetivando principalmente a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Tomando por base tais preceitos, o presente artigo tem por objetivo analisar e chegar a uma abordagem mais próxima da realidade. Assim foi possível constatar através da análise que existe um déficit muito grande no que se refere à formação daqueles que utilizam ou deveriam utilizar as novas tecnologias no sistema de educação. Outra contribuição deste artigo é uma comparação entre necessidade e realidade sobre o uso destas tecnologias e a política pedagógica, além disso, a inclusão digital, mesmo precoce, ajuda a formar o perfil do profissional do futuro, tendo em vista as transformações decorridas dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho e mostrando os fatores que levaram a informática a se tornar parte intrínseca do nosso cotidiano e da educação, assim assumindo o caráter de paradigma pedagógico, por vezes querendo apontar para a reversão de índices considerados indesejados, e por outras buscando contribuir de forma significativa no trabalho docente que, somado a outros elementos, poderia modificar o processo de ensino aprendizagem no sentido de produzir uma melhor qualificação do aluno, ou mesmo a sua autonomia na busca de aquisição do conhecimento. Tornando-se hoje ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos indivíduos e a educação deve incorporar essa ferramenta. Nesse contexto, os profissionais em educação devem se atualizar e buscar formas de usar o computador em sala de aula. Para entender como se dá essa utilização podemos separar os agentes envolvidos: professor-computador-aluno-ambiente. Dentre as diversas formas de combinar esses agentes a mais usual é: professor-computador-aluno com o professor presente ou de forma virtual. Apesar da aparente complexidade do desenvolvimento de softwares, o profissional em educação pode utilizar ferramentas disponíveis de forma versátil para desenvolver material que se contextualize com a realidade local do estudante.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Cristóvão Pedro Galdino Oliveira de et al.. A INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO ANDANDO LADO A LADO... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29936-A-INFORMATICA-E-EDUCACAO-ANDANDO-LADO-A-LADO. Acesso em: 01/05/2024

Even3 Publicacoes