AS EMOÇÕES E AFETIVIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
AS EMOÇÕES E AFETIVIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO
Autores
  • viviane bezerra de lima
  • Amanda Cristiane Melo Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29887-AS-EMOCOES-E-AFETIVIDADES-NO-AMBIENTE-DE-TRABALHO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Emoções, afetividades, ambiente de trabalho
Resumo
As emoções e afetividades no ambiente de trabalho Diante dos estudos realizados no campo organizacional, enquanto estudantes de psicologia observamos que existe um beneficio para as pessoas que dominam bem as competências socioemocionais no ambiente de trabalho. Valorando as capacidades adquiridas em uma saudável convivência no ambiente organizacional.A percepção e aprendizagem tem papel significativo nesse contexto, onde as emoções estão implicadas.As emoções e os afetos na vida de um sujeito podem atuar como facilitadores ao equilíbrio no trabalho. Promovendo bem estar e assim permitindo gerenciar a saúde do trabalhador de sua organização.Considerando que boa parte das experiências do sujeito é vivenciada em um ambiente de trabalho lugar onde os mesmos expressam sua potencialidades, despertando conscienciosidade, amabilidade e extroversão. Além de tudo isso está presente o chamado Lócus de controle, que é a forma como o individuo atribuiu seu desempenho a si próprio e a terceiros. A importância da dimensão social na manifestação das emoções é compartilhada por Leary (2000), que é no contexto das interações humanas que as emoções sociais se manifestam. Sendo assim o domínio de competências socioemocionais é um fator fundamental na construção de outros olhares e sentidos, em relação ao saber ser e equilibrar-se no meio profissional. Consequentemente o desempenho de competências serão mais valorizadas e notórias diante dos supervisores.Podemos compreender que as atribuições emocionais afetam o ambiente organizacional. Ajudam a minimizar ou acirrar tensões nas interações do trabalho. Desta forma as emoções e cognição estão implicadas na qualidade dessas interações.As competências socioemocionais englobam um leque de comportamentos e sentimentos individuais como uma tendência de responder de determinada forma em determinados contextos e situações, como ao gerenciar as próprias emoções ou tentar atingir um objetivo. Conforme destaca Goleman , as emoções desempenham um papel importante no local de trabalho, e diz que a inteligência emocional significa administrar sentimentos de forma a expressá-los apropriada e efetivamente, permitindo às pessoas trabalharem juntas, com tranqüilidade, visando metas comuns. Os componentes dessa inteligência são: autoconsciência, controle emocional, motivar-se, empatia e sociabilidade. A afetividade pode ser caracterizada como a capacidade de experimentar sentimentos e emoções (Paim, 1993). No conceito de afetividade está implícita a existência de um conteúdo relacional, isto é, somos afetivos em relação a nós mesmos, ao outro ou a algum fato ou contexto ambiental. Diante dessa ideia podemos compreender que o afeto se dá a parti da socialização desenvolvida dentro do ambiente organizacional. Brief e Weiss destaca que no universo organizacional do trabalho o afeto compreende a categoria de comportamento organizacional (CO) interessada nos sentimentos dos trabalhadores, ou seja, no modo como a organização os afeta e eles à organização, sendo alguns aspectos do Afeto o humor, emoções, satisfação no trabalho, inveja e ciúme. Partindo de tais conhecimentos, pode-se afirmar que o uso das emoções, da inteligência e dos afetos está implicado nas atividades desenvolvidas no trabalho assim como na vida pessoal. Trazendo benefícios, entre eles produtividade, motivação, fluidez, bem estar e saúde. Assim concorrendo para uma harmonia no ambiente organizacional. Levando em conta a subjetividade do sujeito, todos terão benefícios. Para a empresa poderá usufruir de uma pessoa em um bom estado biopsicossocial, enquanto o trabalhador gozará de uma satisfação pessoal.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMA, viviane bezerra de; SANTOS, Amanda Cristiane Melo. AS EMOÇÕES E AFETIVIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29887-AS-EMOCOES-E-AFETIVIDADES-NO-AMBIENTE-DE-TRABALHO. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes