A PESQUISA CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
A PESQUISA CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
  • George Jo Bezerra Sousa
  • Carmem Lucia Ferreira Abreu
  • Francimeire Maia
  • Samuel Fernandes de Oliveira Souza
  • LUCIANA KELLY XIMENES DOS SANTOS
  • Julio Cesar de Oliveira Silva
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29805-A-PESQUISA-CIENTIFICA-COMO-FERRAMENTA-COMPLEMENTAR-NA-FORMACAO-DO-ACADEMICO-DE-ENFERMAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Pesquisa Científica, Formação Profissional
Resumo
Introdução: A Constituição Federal de 1988 e a subsequente Lei das Diretrizes Básicas da Educação de 1996 apontam um novo caminho para o ensino superior no Brasil, onde a Instituição de Ensino Superior (IES) deve pautar a formação do acadêmico em três pilares básicos: o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, a pesquisa entra como forma inovadora do aluno engajar-se em atividades mais específicas voltadas para a área acadêmica e criar um pensamento de pesquisador profissional desde a graduação. Por esse motivo, esse estudo objetivou relatar a experiência de participar em programas de incentivo a pesquisa e os benefícios para a formação do acadêmico de enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, pautado em um relato de experiência, realizando durante o mês de abril de 2016 a partir da experiência em participar de um programa de iniciação científica promovido pela instituição de ensino, enfatizando nos benefícios trazidos pela participação no mesmo. Resultados: A entrada em programas de iniciação científica parte dos graduandos se deu primeiramente por interesse nesse ramo da atividade acadêmica e seguido do apoio dado por colegas que já participaram dessas experiências. Os professores também incentivam os alunos que buscam ajuda e orientação sobre a elaboração do projeto de pesquisa. Após a aprovação, o aluno torna-se efetivamente um pesquisador júnior, já que ele vai gerenciar e desenvolver todas as partes de sua pesquisa. É interessante ressaltar que o professor orientador tem papel fundamental uma vez que ele guiará os passos do orientando em busca de aproveitar o máximo que o projeto tem a oferecer. Discussão: Ao entrar no mundo da pesquisa científica, geralmente, o graduando ainda não possui habilidades investigativas e reflexivas desenvolvidas, o que pode dificultar o processo de pesquisa em um primeiro momento. Ao longo da trajetória, entretanto, é possível vivenciar diversas experiências que ajudam no desenvolvimento de certas habilidades como a de resolver problemas (que irão aparecer ao longo da pesquisa) e o aumento da capacidade investigativa e raciocínio lógico. Outras características que são desenvolvidas durante essa fase é a habilidade de gerenciar as etapas do seu projeto enfocando no cumprimento de prazos previamente estabelecidos no cronograma e a aproximação com a prática clínica durante os estudos. Outra vantagem que a entrada na pesquisa traz é a possibilidade de participar de eventos acadêmicos com a apresentação de resultados prévios já observados pelo jovem pesquisador. Por fim, o aluno que faz atividades de pesquisa durante a graduação mais facilidade de participar de programas de pós-graduação voltados para a área acadêmica. Conclusão: A pesquisa científica traz benefícios importantes durante a formação do acadêmico de enfermagem, ela vai desde a criação de um pensamento crítico-reflexivo até a habilidade de resolver problemas que surjam durante o processo de elaboração do trabalho e a aproximação com a prática profissional. Portanto, é recomendado que acadêmicos que possuam alguma curiosidade em relação a esse tipo de atividade busquem conhecer programas ofertados pela sua IES e entrem nesse mundo fascinante.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUSA, George Jo Bezerra et al.. A PESQUISA CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29805-A-PESQUISA-CIENTIFICA-COMO-FERRAMENTA-COMPLEMENTAR-NA-FORMACAO-DO-ACADEMICO-DE-ENFERMAGEM. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes