ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL EM UM SUPERMERCADO VAREJISTA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL EM UM SUPERMERCADO VAREJISTA
Autores
  • SERGIO CHAVES ARRUDA
  • Andre Luiz dos Santos Mateus
  • Ana Paula Dantas de Araujo
  • ITALO DE MENEZES CAVALCANTE
  • Wladson Alcantara
  • João Henrique Viana de Sousa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29794-endomarketing-como-ferramenta-de-implantacao-de-sistemas-de-gestao-empresarial-em-um-supermercado-varejista
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Endomarketing, Sistema de Gestão Empresarial, ERP, Supermercado Varejista.
Resumo
Este estudo objetiva verificar de que forma as ações de endomarketing podem ser utilizadas como ferramenta facilitadora para a implantação de sistemas de gestão empresarial em supermercados varejistas. Como objetivos específicos, são: a) Identificar as ações de endomarketing na implantação de um sistema empresarial em um supermercado varejista; e b) Coletar a percepção dos colaboradores envolvidos na implantação do sistema de gestão empresarial em um supermercado varejista, acerca da relação das ações do endomarketing com as etapas de implantação do sistema. Para isto, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de cunho descritivo, bem como, estudo exploratório, bibliográfico e documental. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado com perguntas de multiplicas escolhas, aplicados in loco, no período de 11 a 17 de novembro de 2015, junto aos dez colaboradores envolvidos diretamente na implantação do sistema ERP da organização estudada. Esse questionário é constituído de 15 perguntas subdividas em duas partes. A primeira objetiva composta pelas ações de endomarketing: Comunicar; Reconhecer; Estimular; e Crescer. E a segunda, com perguntas relacionados aos dados sócios-demográficos e dados ocupacionais dos mesmos. Para auxiliar na análise e tratamento dos dados, foi utilizada escala gradativa de opiniões do tipo Likert (1-Nunca; 2-Raramente; 3-As vezes; 4-Frequentemente; e 5-Sempre). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. A organização estudada é o Supermercado Dantas, situado em Jaguaretama-CE, que possuem 14 anos de atuação no mercado varejista local, na qual esta implantando seu sistema de gestão empresarial. De acordo com os resultados, a ação de endomarketing comunicar, obteve 90% dos respondentes consideram que houve participação e envolvimento de todos os usuários do sistema ERP e 50% disseram que os objetivos e as metas da implantação do ERP foram divulgados de forma clara. Quanto a ação reconhecer, 60% dos entrevistados afirmar que durante o processo de implantação do sistema ERP foi considerado seus níveis de conhecimentos em informática e 50% disseram que a automatização trouxe agilidade na realização de suas tarefas. Já a estimular, 90% dos participantes responderam que em todo o processo de implantação do sistema de gestão houve acompanhamento e para 40% o sistema implantado trouxe melhorias em relação ao retrabalho. E a ação crescer, 60% dos entrevistados apontam o feedback como o mais importante no processo de implantação de sistema de gestão, pois o fundamental é que a organização envolva as pessoas e apresente os objetivos reais que aquela mudança terá sobre a execução de seus trabalhos. Conforme resultados, 50% dos participantes são operadores de caixa, 20% são auxiliares administrativos (20%) e gerente e fiscal de loja (10%). A maioria dos entrevistados são do sexo feminino (70%), têm idade 25 e 31 anos (70%), casados (50%), tem cerca de 1 a 3 anos de tempo de empresa (60%) e possuem conhecimentos básicos em sistemas de gestão (80%). Portanto, o estudo mostra que os participantes da pesquisa consideram as ações de endomarketing comunicação, estimulo, crescimento e reconhecimento, relevantes para a implantação de sistemas ERP na organização investigada. No entanto, os resultados deste estudo não podem ser estendidos para outras organizações, pois tal limitação se dá pelo fato da pesquisa ser realizada em um supermercado no interior do Estado do Ceará, onde a maioria das empresas são familiares, com baixa qualificação no quesito gestão de pessoas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ARRUDA, SERGIO CHAVES et al.. ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL EM UM SUPERMERCADO VAREJISTA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29794-ENDOMARKETING-COMO-FERRAMENTA-DE-IMPLANTACAO-DE-SISTEMAS-DE-GESTAO-EMPRESARIAL-EM-UM-SUPERMERCADO-VAREJISTA. Acesso em: 08/05/2024

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