O IMPACTO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO DESVIO DE CUSTO DE UMA OBRA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
O IMPACTO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO DESVIO DE CUSTO DE UMA OBRA
Autores
  • Carla Barroso de Oliveira Leão
  • Brenda Evanovitch Magno Pereira
  • Marilene Ribeiro Portilho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Construção de Edifícios
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29740-O-IMPACTO-DA-GESTAO-DA-QUALIDADE-NO-DESVIO-DE-CUSTO-DE-UMA-OBRA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Custo. Retrabalho. Sistema de gestão de qualidade.
Resumo
Devido as grandes concorrências no mercado da construção civil, as empresas do setor foram forçadas a reduzir seus custos, visando melhorias. Para isso tornou-se necessária a busca pela melhoria dos processos, para se obter a qualidade final do produto. Este trabalho possui como intuito, a utilização de alguns requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade como ferramentas para a redução do custo causado por retrabalhos no serviço de piso cerâmico. O estudo de caso foi feito em um empreendimento habitacional, e foi dividido em três etapas de análise. Na primeira, buscou-se fazer o estudo de cento e trinta relatórios de vistoria de unidade, nos quais foram preenchidos por clientes no ato da vistoria de seus apartamentos. A segunda fase, que também está vinculada com a terceira, tendo em vista que teve seu foco em fazer a verificação do serviço de piso cerâmico em três apartamentos, em loco, no qual se pode apontar os erros cometidos em sua execução e acompanhar o tempo de duração. Os resultados encontrados mostraram que de centro e trinta relatórios analisados, vinte e oito apresentaram como recusa de unidades, problemas voltados a erros no serviço de piso cerâmico, o que equivale a aproximadamente 21,5% de unidades. Viu-se também que durante a execução do serviço de piso cerâmico, em loco, os erros mais frequentes, cometidos pela equipe de execução são: Falta de nivelamento do piso, cerâmicas ocas, piso desalinhado, cerâmicas com defeitos de fabricação e cerâmicas danificadas após o termino do assentamento. Erros estes que fizeram com que o custo, nos serviço de piso cerâmico, ficasse 35% mais alto. Além de que, no apartamento estudado, de número 15 a produtividade foi menor, tendo em vista que no mesmo houve a maior porcentagem de erros e retrabalhos. O que se pode concluir, é que se as ferramentas do Sistema de Gestão de Qualidade fossem utilizadas de maneira correta, os retrabalhos no serviço de piso cerâmico seriam evitados. Fazendo assim com que o custo da obra se mante-se sem estouros decorrentes a tal serviço.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LEÃO, Carla Barroso de Oliveira; PEREIRA, Brenda Evanovitch Magno; PORTILHO, Marilene Ribeiro. O IMPACTO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO DESVIO DE CUSTO DE UMA OBRA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29740-O-IMPACTO-DA-GESTAO-DA-QUALIDADE-NO-DESVIO-DE-CUSTO-DE-UMA-OBRA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes