DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: TBL (TEAM BASED LEARNING) .

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade Damásio
Título do Trabalho
DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: TBL (TEAM BASED LEARNING) .
Autores
  • Milena Zampieri Sellmann
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29721-direito-social-a-educacao--e-as-metodologias-ativas--tbl-(team-based-learning)-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Metodologias Ativas. Direito Social à Educação. TBL.
Resumo
A educação é tida como fator basilar do desenvolvimento social, científico e cultural e se mostra imprescindível para a harmonização das relações sociais. Ela extrapola o liame dos debates jurídicos e é colocada como pauta em reuniões políticas, falas de chefes de Estados e de Governo e de líderes internacionais, bem como aparece em manifestações populares. No entanto, quando se pensa na educação escolar enquanto um Direito Social, deve-se analisa-la se de fato ela esta alcançando sua finalidade enquanto premissa legislativa: finalidade social, educando os alunos e fazendo com que eles tenham um aprendizado efetivo, não só das disciplinas didáticas, mas também métodos que estimulem a interação e o convívio em sociedade. Desta feita, o presente artigo possui finalidade de abordar como as metodologias ativas são implementadas com o viés de resgatar e estimular os alunos das gerações Y e Z, acostumados com tecnologias que o distanciam do modelo padrão de sala de aula, devolvendo a eles o interesse na aprendizagem, dando enfoque principal ao TBL (Team Based Learning), método de ensinagem com baixo custo de implantação e que de maneira fácil pode ser viável mesmo em estruturas economicamente menos favorecidas. Para tanto, num primeiro momento falar-se-á sobre o Direito Social da Educação, apresentando-o e demonstrando sua importância para a construção da harmonização social, para numa segunda etapa demonstrar como o uso da metodologia de ensinagem TBL (Team Based Learning) contribuiu não só para a propagação do conhecimento, mas, também, estimula a convívio em sociedade, exercitando o raciocínio em conjunto e a troca de ideias e informações, efetivando, dessa maneira o Direito Social. A pesquisa será baseada em pesquisa teórica e também na experiência decorrente do manejo da sala de aula decorrente de mais de quinze anos de magistério. Decorre também da aplicação da metodologia ativa estudada de forma prática em sala de aula e de sua aceitação por parte do corpo discente.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SELLMANN, Milena Zampieri. DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: TBL (TEAM BASED LEARNING) ... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29721-DIREITO-SOCIAL-A-EDUCACAO--E-AS-METODOLOGIAS-ATIVAS--TBL-(TEAM-BASED-LEARNING)-. Acesso em: 09/06/2025

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