INVESTIGAÇÃO DAS ATITUDES POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
INVESTIGAÇÃO DAS ATITUDES POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • MARCELA DAVI LEAO
  • Jardeny Gonçalves Lima
  • Antonia Joice Marques de Sousa
  • Fabia Azambuja Pereira Salviano
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29663-INVESTIGACAO-DAS-ATITUDES-POSTURAIS-EM-ESCOLARES-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras -chave: Fisioterapia, Postura, Escolar
Resumo
Introdução: A boa postura refere¬-se àquela em que o indivíduo mantém com esforço muscular mínimo, estabelecendo uma maneira individual de sustenta-ção do corpo, orientada em função da linha de gravidade. O PROFAE (Programa Fisioterapia em Ação na Escola) é um programa de atuação da Fisioterapia em escolas, onde acadêmicas do curso de fisioterapia buscam avaliar e educar crianças sobre vícios posturais e suas possíveis complicações. Objetivos: Investigar as atitudes posturais dos escolares no seu dia a dia e dentro do espaço escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Odnilra da Cruz Moreira localizada no bairro Cidade 2000, em Fortaleza-Ceará, durante o mês de maio de 2016. A população foi composta por 42 alunos, sendo 15 do sexo feminino e 26 do sexo masculino, com idade entre 09 e 14 anos. Em três turmas do 4º ano do ensino fundamental. A coleta de dados se deu em duas fases, primeiramente ocorreu explicação dos objetivos da pesquisa para a coordenadorada da escola. A mesma assinou o termo de anuência e autorizou a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o termo de assentimento aos alunos. Em um segundo momento após o recebimento dos termos de consentimento assinados pelos responsáveis e os termos de assentimentos assinados pelas crianças, iniciamos o diagnóstico com os alunos acerca dos hábitos posturais adotados dentro e fora da sala de aula, através de um questionário validado sobre avaliação do hábito postural, elaborado por Rebolho (2005). Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo que já havia recebido orientações posturais por meio do PROFAE e o segundo foi um grupo controle que não havia participado das atividades desenvolvidas pelo projeto, não tinham orientações acerca da postura correta. Nas perguntas foram abordados questionamentos sobre a maneira correta de sentar, posicionamento correto dos pés, costas e bumbum na posição sentada, atitude ao deitar, carregar a mochila, apanhar objetos do chão, modificar objetos de lugar, posicionamento correto dos pés, costas e cabeça durante a posição em pé. O questionário foi aplicado em apenas um encontro nas salas de aula, sendo explicado aos alunos a maneira correta de preenchimento e a pesquisadora permaneceu todo o tempo na sala. Este estudo respeitou os preceitos éticos da Resolução n.º466/12 do CNS,que trata das Normas de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Resultados: Nos resultados verificou-se que na pergunta de número 2 apresenta o questionamento acerca do posicionamento das costas quando sentado. Dos alunos participantes do PROFAE 86,62% (n=19) reta encostada na cadeira. Os alunos não participantes do PROFAE 83,33% (n=15) reta encostada na cadeira e 11,1% (n=2) não sabiam. Das respostas apresentadas pelos participantes do PROFAE quanto ao questionamento acerca do posicionamento das costas quando permanecem em pé, mostrando que 100% (n=19) selecionaram a opção em que as costas permanecem retas. E dos 88,88% (N=16), selecionaram a opção em que as costas permanecem retas; 11,11% (N=2) não sabiam, não eram participantes. Na indagação que diz respeito ao posicionamento dos pés quando sentado, os alunos que já receberam orientações 78,26% (n=18) alcançam o chão e ficam retos apoiados no chão. E das crianças que não haviam recebido orientações 88,88% (n=16) alcançam o chão e ficam retos apoiados no chão. Considerações Finais: Os escolares que já receberam informações a cerca da postura correta possuem hábitos posturais mais saudáveis do que alunos que não haviam recebidos as orientações. Os escolares Não-participantes do PROFAE demonstram mais dúvidas em vários questionamentos do que os demais alunos. Assim, podemos concluir que as orientações posturais expostas nas salas de aulas através das acadêmicas de fisioterapia são valorosas paras os escolares.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LEAO, MARCELA DAVI et al.. INVESTIGAÇÃO DAS ATITUDES POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29663-INVESTIGACAO-DAS-ATITUDES-POSTURAIS-EM-ESCOLARES-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 18/04/2024

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