TRICOMONÍASE: UMA DOENÇA PARASITÁRIA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
TRICOMONÍASE: UMA DOENÇA PARASITÁRIA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)
Autores
  • Edna Camila de arruda ferreira
  • Ana Caroline de Arruda Ferreira
  • deborah maria landim zanforlin
  • Sergio Luiz da Rocha Gomes Filho
  • Tatianny de Assis Freitas Souza
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29473-TRICOMONIASE--UMA-DOENCA-PARASITARIA-COMO-PORTA-DE-ENTRADA-PARA-O-VIRUS-DA-IMUNODEFICIENCIA-HUMANA-(HIV)
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
tricomoníase, HIV, parasitose, doenças sexualmente transmissíveis.
Resumo
Trichomonas vaginalis é o agente etiológico da tricomoníase, doença sexualmente transmissível (DST), não-viral, bastante abundante na população. A infecção apresenta várias manifestações clínicas, desde quadro assintomático até severa inflamação com odores íntimos anormais, corrimentos e prurido. Publicações recentes têm demonstrado que a esta parasitose tem sido associada à transmissão do vírus HIV, devido a infiltração maciça dos leucócitos durante a reação inflamatória, deixando pontos hemorrágicos nos tecidos genitais que favorecem a infecção do vírus. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma revisão literária, os fatores que influenciam a transmissão do HIV em pacientes com tricomoníase. Para a construção do trabalho foram utilizadas bases de pesquisas como o portal Periódicos CAPES, Scielo e o Google Acadêmico. No total, foram analisados vinte artigos científicos, entre os anos de 2000 até 2012, que tratavam a patogenia do vírus HIV relacionado com a tricomoníase. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: tricomoníase, HIV, parasitose, doenças sexualmente transmissíveis. Trichomonas têm um papel crítico na amplificação da transmissão do HIV e é um importante co-fator na propagação do vírus, pois ativa uma resposta imune celular local, com inflamação do epitélio genital de homens e mulheres. Essa resposta inflamatória induz uma grande infiltração de leucócitos, como também as células-alvo do HIV, linfócitos TCD4+, aos quais o HIV tem afinidade e inicia a infecção. Tricomoníase também causa pontos hemorrágicos na mucosa, permitindo o acesso direto do vírus à corrente sanguínea. Desse modo, há um aumento na porta de entrada em indivíduos HIV-negativos. Com o aumento da carga viral nos fluidos corporais, haverá uma probabilidade oito vezes maior de exposição e transmissão do HIV em parceiros sexuais não-infectados. A incidência da infecção depende da idade, número de parceiros sexuais, fase do ciclo menstrual, imunocomprometimento e condições socioeconômicas. Incontestavelmente, o mecanismo de contágio mais ativo da tricomoníase é a relação sexual, portanto, preconizam-se estratégias de prevenção como: prática do sexo seguro, incluindo conselhos que auxiliem a população a fazer o uso de preservativos e a administração de um tratamento imediato, tanto para os casos sintomáticos como para os assintomáticos, ou seja, tratamento simultâneo para parceiros sexuais, mesmo que a doença tenha sido diagnosticada em apenas um dos membros do casal. A partir destas informações, podemos concluir que a presença da tricomoníase é fator de risco para uma infecção por HIV, já que não se mostra grande geradora de sequelas e acaba sendo tratada com certa desatenção. Logo, medidas profiláticas e de conscientização publica devem ser adotadas para que haja uma diminuição da incidência de indivíduos contaminados.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERREIRA, Edna Camila de arruda et al.. TRICOMONÍASE: UMA DOENÇA PARASITÁRIA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29473-TRICOMONIASE--UMA-DOENCA-PARASITARIA-COMO-PORTA-DE-ENTRADA-PARA-O-VIRUS-DA-IMUNODEFICIENCIA-HUMANA-(HIV). Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes