GESTÃO DA REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA NA EMPRESA ORTOBOM (INDÚSTRIA CEARENSE DE COLCHÕES E ESPUMAS LTDA).

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
GESTÃO DA REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA NA EMPRESA ORTOBOM (INDÚSTRIA CEARENSE DE COLCHÕES E ESPUMAS LTDA).
Autores
  • Joyce Elania Maciel Pimenta
  • Dayane Maria Clarindo
  • Silvana Maria Farias da Silveira
  • Juliana da Silva Souza
  • ELISANGELA DE CASTRO FREITAS OLIVEIRA
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Gestão de Recursos Humanos
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29452-GESTAO-DA-REMUNERACAO-POR-COMPETENCIA-NA-EMPRESA-ORTOBOM-(INDUSTRIA-CEARENSE-DE-COLCHOES-E-ESPUMAS-LTDA)
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Remuneração, Gestão por competência, Hierarquia, Estratégias, Organização.
Resumo
O projeto interdisciplinar tem como tema a gestão da remuneração por competência na empresa Ortobom (Indústria Cearense de Colchões e Espumas Ltda). Com o propósito de aprimorar padrões organizacionais mais desenvolvidos de gestão por competência, visando atender as exigências do novo ambiente de negócios e dando a devida importância à estratégia de remuneração, temos como objetivo analisar a área de remuneração da empresa Ortobom sugerindo uma melhoria no sistema de remuneração com base na remuneração por competência. O novo sistema visa desenvolver as suas ações em conformidade com a hierarquia da empresa Ortobom, substituindo o sistema tradicional de remuneração, que tem como seu critério, normas internas que a própria organização criou porém, não fugindo do que as leis trabalhistas exigem. O sistema de remuneração adotado atualmente pela organização, apresenta uma informalidade em relação à hierarquia, tornando algumas funções e colaboradores desvalorizados em seu desenvolvimento profissional. Essa informalidade constitui o problema de pesquisa desse estudo. A sugestão de melhoria para o sistema de remuneração a ser implantado está ligado a um contexto de competitividade crescente de uma nova demanda dos ambientes organizacionais. A metodologia utilizada para este estudo será voltada para um sistema de avaliação de desempenho baseado na gestão por competência, direcionado a um sistema mais formal, com a padronização hierárquica da organização. Assim, serão realizadas visitas técnicas ao local e aplicação de entrevistas com o gestor financeiro, visando administrar os níveis salariais de acordo com o grau de capacitação alcançados dentro das competências previstas para o cargo. Espera-se propor um novo sistema de remuneração para a organização Ortobom, vinculada diretamente às diretrizes estratégicas da organização, o alinhamento hierárquico, o alcance de competências dentro do cargo e crescimento nos níveis salariais recebidos, melhorando a distribuição de custo na folha de pagamento e realizando uma estratégia de remuneração alinhada ao orçamento, proporcionando assim, a elevação da motivação dos colaboradores com o desempenho acima do esperado.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PIMENTA, Joyce Elania Maciel et al.. GESTÃO DA REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA NA EMPRESA ORTOBOM (INDÚSTRIA CEARENSE DE COLCHÕES E ESPUMAS LTDA)... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29452-GESTAO-DA-REMUNERACAO-POR-COMPETENCIA-NA-EMPRESA-ORTOBOM-(INDUSTRIA-CEARENSE-DE-COLCHOES-E-ESPUMAS-LTDA). Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes