A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A VIDA PROFISSIONAL DE UM UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A VIDA PROFISSIONAL DE UM UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • MARIA EDUARDA SANTOS DA SILVA
  • Caio Venicius de Lima
  • Roberto dos Santos Siqueira
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29430-A-RELEVANCIA-DO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-PARA-A-VIDA-PROFISSIONAL-DE-UM-UNIVERSITARIO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras-chave: Enfermagem, Estágio, Mercado de Trabalho.
Resumo
Introdução: O estágio supervisionado a é principal oportunidade de vivência da profissão de um universitário. Na UNIFAVIP/DeVry esta atividade está presente em diversos cursos com carga horária diferenciada. O curso de bacharelado em enfermagem privilegia-se em ser um dos cursos com maior carga horária em sua grade curricular, sendo obrigatório, além das 252 horas de atividades extras acadêmicas, mais de 800 horas de atividades de estágio supervisionado. Este período é de extrema relevância para que o aluno exteriorize o aprendizado adquirido em sala de aula e possa associá-lo com a vivência de experiência no seu futuro mercado de trabalho. Referente às competências e habilidades, o educando deve torna-se um profissional com atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança e gerenciamento e educação permanente. A resolução COFEN nº 441/2013, em seu artigo 1o, alínea II, define estágio curricular supervisionado, como ato educativo supervisionado, obrigatório, desenvolvido em hospitais gerais e especializados, ambulatórios, rede básica de serviços e comunidade, totalizando uma carga mínima de 20% da carga horaria total do curso e ser executado durante os dois últimos períodos do curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma estudante do 8° período do curso de enfermagem do UNIFAVIP-DeVry, referente ao estágio supervisionado I, correspondente ao período letivo 2015.2. Resultados e discussões: A grade a qual comporta a dinâmica de ensino do curso de enfermagem do UNIFAVIP/DeVry oferece estágios e visitas técnicas desde o 3º período, aumentando a frequência gradativamente conforme o passar dos semestres, porém, o enfoque principal dos estágios se dá nos dois últimos períodos do curso. No 8º período, o aluno deve comportar mais de 400 horas de atividades de estágio supervisionado I em Unidades Básicas de Saúde e, posteriormente, no 9º período, o estágio supervisionado II, no ambiente hospitalar. Na primeira semana do Estágio supervisionado I, foram realizadas visitas técnicas, onde a cada dia, enquanto estagiária, pude conhecer a dinâmica das vias que complementam a Atenção Básica (AB) como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Laboratório Amélia Pontes (LACTÁRIO) e Assistência e prevenção ao Câncer de Colo de Útero (Casa de Saúde). A partir da 2º semana, iniciei minhas atividades na Unidade Básica de Saúde de origem, onde coloquei meus conhecimentos teóricos em prática e construí minhas primeiras experiências interpessoais, sociais e profissionais durante três meses. Enfrentei o campo de estágio como algo novo, com dúvidas, medos e receios. A todo o momento percebi que estava sendo avaliada e, com isso, o receio de errar ou esquecer algum procedimento aumentava. Diante desses entraves, o professor supervisor sempre se compôs como um facilitador, de maneira a me tranquilizar e passar segurança, a fim de evitar maiores transtornos e evitar um bloqueio maior na aprendizagem prática. Conclusão: Com a vivência do Estágio supervisionado I, senti desafiada a cada nova problematização provinda do campo de estágio, pois, este, é o ambiente em que coloquei em prática tudo que absorvi de conhecimento durante a graduação. As mudanças provindas do ensino prático tornam-se evidentes quando desenvolvi minha capacidade de questionar, investigar, analisar, experimentar e avaliar situações, evidenciando, assim, o espírito crítico. O estágio supervisionado I me deu a oportunidade de autodescoberta, de vivenciar habilidades essenciais para uma futura enfermeira.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, MARIA EDUARDA SANTOS DA; LIMA, Caio Venicius de; SIQUEIRA, Roberto dos Santos. A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A VIDA PROFISSIONAL DE UM UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29430-A-RELEVANCIA-DO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-PARA-A-VIDA-PROFISSIONAL-DE-UM-UNIVERSITARIO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes