ALTERAÇÕES DO PADRÃO FÍSICO DE BELEZA ATRAVÉS DOS TEMPOS E SEU REFLEXO NA MODA E ERGONOMIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
ALTERAÇÕES DO PADRÃO FÍSICO DE BELEZA ATRAVÉS DOS TEMPOS E SEU REFLEXO NA MODA E ERGONOMIA
Autores
  • Sabrina Keitty Gomes do Nascimento
Modalidade
Artigo
Área temática
Design
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29401-ALTERACOES-DO-PADRAO-FISICO-DE-BELEZA-ATRAVES-DOS-TEMPOS-E-SEU-REFLEXO-NA-MODA-E-ERGONOMIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Moda, corpo e estética
Resumo
INTRODUÇÃO: Ao longo da história o ser humano vem utilizando o corpo como forma de emitir significados, expressar suas subjetividades e expor sua cultura. A cada dia surgem novos padrões de beleza que ‘ditam’ regras as quais devem ser seguidas à risca para que o ser humano sinta-se inserido em um determinado grupo. A moda e o design tem tido um papel bastante importante nesse cenário semiótico, pois através do consumo de artefatos de design e moda podemos produzir signos. O objetivo desse trabalho é compreender as mudanças culturais e comportamentais de mulheres com relação ao padrão de beleza pré-estabelecido pela sociedade de consumo e como essas mudanças afetam a produção de moda vestuário. METODOLOGIA:Para esta pesquisa foi utilizado o método de procedimento monográfico proposto por Markone & Lakatos (2010). Esta metodologia tem como objetivo investigar o tema observando todos os fatores que o influenciaram e seus aspectos em sua totalidade. [...] o estudo monográfico pode, também, em vez de se concentrar em um aspecto, abranger o conjunto de atividades de grupo social particular [...] (MARKONE & LAKATOS, 2010).DESENVOLVIMENTO:Padrão de medida anos 50: Durante a guerra a mulher se privou de muitos dos seus hábitos. A indústria estava voltada para produção de material bélico e produtos de beleza e tecidos estavam escassos. Muitas mulheres precisaram trabalhar nas indústrias para prover o sustento da família, visto que seus maridos estavam na guerra. Com o fim desse período sombrio, a silhueta da mulher ficou mais feminina, roupas que marcavam a cintura e o ‘new look’ de Dior que foi lançado em 1947 perdurou até os anos 50. O momento pós guerra trouxe descobertas importantes para a indústria da moda e a aparência física nunca fora tão valorizada. Podemos destacar dois estilos do período, a ingênua chique, que retratava uma mulher com ar de menina com corpo delicado; e o estilo mulher fatal de seios fartos e corpo robusto que podem ser representados respectivamente pela Audrey Hepburn e pela Marylin Moroe. Ambas marcaram época e tiveram sua silhueta copiada e desejada por tantas mulheres, visto que o surgimento da TV e o apogeu de Hollywood ajudaram a disseminar tais aparências. (FONTE: ALMANAQUE UOL). CONSIDERAÇÕES FINAIS:Padrão de beleza atual: Após os anos 90 e 2000, onde jovens e adultos de várias idades lutavam por um corpo magro e esguio, vivenciamos um momento onde as mídias influenciam outro estereótipo. O corpo ‘sarado’, cheio de músculos é a nova pedida, academias lotadas e uso excessivo de suplementos alimentares são alguns indícios da vigorexia. Segundo Varela ( s.d.) esse transtorno atinge mais os homens e está relacionado a auto-imagem distorcida onde o indivíduo deixa de praticar suas atividades habituais para praticar exercícios físicos para atingir os resultados. Existem também aqueles que buscam o corpo ‘perfeito’ de forma saudável e que não sofrem necessariamente de distúrbios. Atualmente o corpo explorado pelas mais diversas mídias consiste no corpo magro, porém não esquelético, mas aquele com músculos bem distribuídos, proporcional e simétrico, sem cicatrizes ou marcas. O corpo passa dessa maneira a ser consumido através de uma pedagogia imagética engendrada pelas empresas de publicidade e propaganda, tornando-o uma mercadoria-signo.(LOPES, 2012, P.56).Esse tipo de comportamento reflete-se na produção de moda e vestuário que acompanham o comportamento do consumidor. O brasil cresceu entre 2007 e 2012, uma média de 133% o investimento no seguimento fitness, o que colocou o país em 2° lugar, perdendo apenas para os EUA em usuários de academias. Essa mudança na rotina das peças fez com que a moda fitness ganhasse as ruas, não sendo algo apenas para ser usado durante a prática de exercícios, mas algo que ganhou signo e significado, mostrando que o usuário é alguém com práticas saudáveis.(SEBRAE,2014)
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

NASCIMENTO, Sabrina Keitty Gomes do. ALTERAÇÕES DO PADRÃO FÍSICO DE BELEZA ATRAVÉS DOS TEMPOS E SEU REFLEXO NA MODA E ERGONOMIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29401-ALTERACOES-DO-PADRAO-FISICO-DE-BELEZA-ATRAVES-DOS-TEMPOS-E-SEU-REFLEXO-NA-MODA-E-ERGONOMIA. Acesso em: 26/04/2024

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