A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM
Autores
  • GABRIEL SOARES PEREIRA
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29398-A-COMPOSICAO-MUSICAL-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-APREDIZAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
composição musical, linguagem musical, inserção do lúdico, recurso pedagógico, didática artística.
Resumo
A arte em sua amplitude sociocultural expressa-se através da heterogeneidade do ser artístico embasada em sua singularidade, dentre as diversas formas de manifestos artísticos, a música, tão comumente associada aos sentimentos do indivíduo que a constrói, elucida o ideal que deseja-se projetar em sua composição, tornando-a um excelente recurso pedagógico no caminhar do processo de ensino-aprendizagem. Objetivando conduzir os docentes ao exercício sistematizado do lúdico através de sua implantação a didática, bem como utilizar-se de recursos pedagógicos eficazes na construção do aprendizado individual e coletivo dos estudantes, a construção do projeto em tela fez-se necessária a fim de embasar cientificamente uma prática desenvolvida por vários professores no exercício de sua função. Tratando-se de um trabalho de cunho investigativo-descritivo, intrínseco a prática da composição musical que subsidiara o mesmo em sua credibilidade argumentativa, a presente pesquisa eclodiu de uma necessidade de favorecer aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio uma forma eficaz de depreender os conteúdos vivenciados ao decorrer do período letivo, atendendo as exigências do currículo escolar de instituições da rede pública e particular de ensino, uma vez compreendida a importância de um novo método pedagógico, estruturou-se sistematicamente os conteúdos bimestrais através do lúdico, favorecendo a composição de obras artísticas em linguagem musical, capazes de sintetizar de forma objetiva as bases “conteúdistas” cruciais na construção do conhecimento científico do estudante. A conjuntura de peças musicais compostas concedeu-me material suficiente para embasamento da presente pesquisa, através de técnicas de composição musical em que se utilizam acordes e campos harmônicos confortáveis para o tom de voz, bem como ritmos e estilos musicais que sejam da preferência do público a qual esteja direcionada a obra, obtive doze autorias musicais como resultado desta prática pedagógica, apresentando-as gradativamente conforme a necessidade imediata da turma ou conteúdo. As bases fisiológicas e psicológicas nos elucidam a veracidade da significância da utilização de músicas como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, contudo, devemos salientar que estes devem ser utilizados como métodos de consolidação do pré-depreendido pelo estudante e não como um método de ensino que objetiva ensinar um conteúdo sem antes preestabelecê-lo teoricamente em meio a orientação docente, concluísse portanto que a composição de obras musicais que fundamenta-se a partir do conteúdo do currículo escolar, utilizada como recurso pedagógico lúdico, torna-se aliada no processo de ensino-aprendizagem, tratando-se de um método de consolidação do conhecimento científico em sua execução em devido momento do processo educacional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

PEREIRA, GABRIEL SOARES. A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29398-A-COMPOSICAO-MUSICAL-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-APREDIZAGEM. Acesso em: 26/04/2024

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