TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL: UM OLHAR SOBRE OS COMPRADORES COMPULSIVOS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL: UM OLHAR SOBRE OS COMPRADORES COMPULSIVOS
Autores
  • Pollyane Bernna Nery Barbosa Leite
  • Alyne Silva Macedo
  • JOÃO FRANCISCO LINS BRAYNER RANGEL JUNIOR
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29395-TERAPIA-COGNITIVO---COMPORTAMENTAL--UM-OLHAR-SOBRE-OS-COMPRADORES-COMPULSIVOS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Compulsão; Mercado; Consumo; Publicidade; TCC; Consumidor; Propaganda; Oneomania.
Resumo
Este trabalho, objetiva compreender de que forma a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) se propõe a reestruturar o domínio da iniciativa de atos compulsivos no mercado consumidor. Um dos principais instrumentos do meio de compra é a publicidade; muito se houve repetir em um dito popular, o qual insinua que “a propaganda é a alma do negócio”, percebendo-a como uma ponte entre o consumidor e empresa, muitas vezes sentindo-se “tentado” mesmo quando não se enquadra em suas necessidades pessoais. A estratégia de divulgação do produto gera distorções cognitivas e desperta nas pessoas o desejo de consumir e atender a necessidades erguidas no mundo imaginário e ativadas pelo dinamismo da vida e suas contingências, que são desviadas para o ato excessivo de compra. Algumas interpretações das pessoas diante da propaganda podem gerar conclusões, pensamentos, sentimentos, crenças ou comportamentos denominados disfuncionais ou mal-adaptativos. Nessa perspectiva, surge a preocupação mediante aqueles que não conseguem ter controle, compram demasiadamente por prazer, hábito e até por compulsão, e que necessitam saber conviver com menor sofrimento nesse meio cheio de atrativos e seduções. Portanto, com o intuito de compreender o comportamento e a mente desse consumidor compulsivo patológico e as estratégias do setor publicitário para atraí-lo, surgiu a proposta do presente estudo exploratório, que a partir de análise bibliográfica, busca promover reflexões referentes à influência da Publicidade e Propaganda em pessoas com transtornos compulsivos ligados ao consumo excessivo, demonstrando os métodos publicitários para articular o comportamento do seu público alvo, e a metodologia da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) para lidar com esses clientes em questão. O foco da análise está na atuação mental seguida do comportamento compulsivo durante a atração publicitária, a compra, a satisfação e os danos conseguintes ligados ao ato. Buscando através da TCC, intervir após consequências desse ciclo e/ou prevenir dos efeitos danosos. A investigação identificou que estudos de campo sobre o tema ocorre utilizando-se entrevistas estruturadas com pessoas compulsivas e não, a fim de estabelecer uma comparação comportamental frente às influências mercadológicas. Dentro desta perspectiva, estudos sobre a recuperação dos portadores da Oneomania (a doença do consumismo), à luz da TCC foram realizados e, sobretudo, a análise dos impactos psicológicos sofridos pela exposição ao material de sedução apresentado pela publicidade e marketing. A TCC considera construções elaboradas pelo indivíduo como atribuição de rótulo inadequado, podendo gerar sofrimento em forma de pensamentos que despertam emoções associadas. Assim, através da intervenção da TCC, espera-se a substituição de tais pensamentos por outros que reduzam o desconforto e por conseguinte o sofrimento da pessoa em seu desvio comportamental.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LEITE, Pollyane Bernna Nery Barbosa; MACEDO, Alyne Silva; JUNIOR, JOÃO FRANCISCO LINS BRAYNER RANGEL. TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL: UM OLHAR SOBRE OS COMPRADORES COMPULSIVOS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29395-TERAPIA-COGNITIVO---COMPORTAMENTAL--UM-OLHAR-SOBRE-OS-COMPRADORES-COMPULSIVOS. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes