EFETIVIDADE DA TERAPIA AURICULAR NA SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL EM ACADÊMICAS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
EFETIVIDADE DA TERAPIA AURICULAR NA SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL EM ACADÊMICAS
Autores
  • Asahel Barros de Souza
  • Keyla Rejane Frutuoso de Morais
  • Paulo Arthur Moreira Cordeiro
  • Patricia Moreira Collares
  • Ana Maria de Carvalho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29157-EFETIVIDADE-DA-TERAPIA-AURICULAR-NA-SINDROME-DA-TENSAO-PRE-MENSTRUAL-EM-ACADEMICAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Auriculoterapia, Dismenorreia, Síndrome da tensão pré-menstrual.
Resumo
INTRODUÇÃO: A terapia auricular consiste em uma técnica milenar que surgiu na China e utiliza o pavilhão auricular como forma de tratamento alternativo para as desordens corporais com o objetivo de harmonizar as energias. A síndrome da tensão pré-menstrual é uma desordem gerada pela estagnação do Qi do fígado e do sangue no fígado, causando desordens físicas e psíquicas na mulher. OBJETIVO: analisar o efeito da terapia auricular na síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) em acadêmicas. MÉTODO: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa do tipo descritivo e longitudinal, sendo realizada em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza-Ce no período de agosto a setembro de 2015. Constituiu a população desse estudo, as acadêmicas do curso de Fisioterapia do turno da manhã, já para a amostra foram selecionadas as estudantes que apresentaram a síndrome da tensão pré-menstrual. A coleta de dados foi dividida em três momentos: no primeiro momento foram aplicados instrumentos para verificar as alunas que apresentavam a STPM, no segundo momento foram realizados sete aplicações da auriculoterapia e no terceiro momento foi realizada a reavaliação para averiguar os efeitos da terapia. RESULTADOS: Como resultados observou-se a prevalência da STPM em 50 estudantes com o ciclo regular, sendo que somente 35 decidiram aceitar a terapia, duas alunas desistiram, permanecendo 33 alunas. Observou-se que 97% (n=32) das acadêmicas apresentaram a STPM de forma moderada e apenas 3% (n=1) apresentou a classificação leve antes da realização dos atendimentos com auriculoterapia e após o atendimento, 48,5% (n=16) foi classificada como STPM leve e o número que sentia sintomas moderados reduziu, ficando com 39,4% (n=13) e 6,1% (n=2) não sentiram nenhum sintoma relacionado a tensão pré-menstrual. Pode-se observar através dos relatos melhora da enxaqueca e dor, diminuição das cólicas, da irritabilidade, sensação de bem-estar e sonolência. Algumas alunas ressaltaram aumento do fluxo menstrual, atrasos na menstruação e três participantes não sentiram nenhuma mudança após a terapêutica. CONCLUSÃO: Verificou-se a aplicabilidade da auriculoterapia nesse grupo específico, pois as mesmas relataram alívio dos sinais e sintomas apresentados, tais como, redução das cólicas menstruais, cefaleia, edema, mastodínea e alterações de humor e que a terapêutica obteve boa receptividade por parte das participantes. No que diz respeito às alterações percebidas no rendimento acadêmico pós-terapia auricular não foram evidenciados resultados significativos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOUZA, Asahel Barros de et al.. EFETIVIDADE DA TERAPIA AURICULAR NA SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL EM ACADÊMICAS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29157-EFETIVIDADE-DA-TERAPIA-AURICULAR-NA-SINDROME-DA-TENSAO-PRE-MENSTRUAL-EM-ACADEMICAS. Acesso em: 26/04/2024

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