ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM UM APRENDENTE DE ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE-CE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM UM APRENDENTE DE ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE-CE.
Autores
  • MARCOS ANTONIO ARAÚJO BEZERRA
  • Samira Bruno Diniz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29044-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO--UM-ESTUDO-DE-CASO-COM-UM-APRENDENTE-DE-ESCOLA-PUBLICA-NO-MUNICIPIO-DE-VARZEA-ALEGRE-CE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Alfabetização, Letramento, Dificuldades de Aprendizagem.
Resumo
INTRODUÇÃO: Aprender a ler e a escrever é fundamental e oportunidade única, que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã. Deve-se procurar dar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível. O papel governamental tem influência direta nesse processo, seja em qualquer esfera, devendo dar condições às pessoas de ter uma boa alfabetização, aprendendo a ler e a escrever. Atualmente, cresce cada vez mais o número de pessoas alfabetizadas no Brasil, mostrando claramente que o país realmente está evoluindo a passos largos na direção de se tornar um país melhor do que era em outras épocas, mas se faz necessário não somente pensar em quantidade, mas sim em qualidade, será que a população está sendo alfabetizada de forma eficaz ou apenas passando a ser um alfabetizado funcional? METODOLOGIA: Os procedimentos metodológicos da presente pesquisa constituíram-se dentro dos padrões éticos legais referentes à pesquisa com seres humanos da resolução 446/12. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, descritivo, com corte transversal que tem como objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem em letramento de um aprendente da rede pública municipal de ensino de Várzea Alegre – CE. Para a coleta dos dados foram desenvolvidas 10 sessões psicopedagógicas, sendo 5 sessões de diagnóstico e 5 sessões de intervenção, cada sessão teve duração de 50 minutos, e foram realizadas semanalmente dentro de um período de 3 meses. Onde foram aplicados os testes EOCA, Par educativo, Dia do aniversário, Teste de Audibilização, Discriminação Visual – forma, Discriminação Visual – comprimento, Discriminação Visual – tamanho, Letra Cursiva, 4 Palavras e uma frase, Função Analítica Sintética e Testes Pedagógicos. A análise dos dados foram realizados através de observação da resolução dos testes apresentados ao aprendente e em seguida avaliados pelo pesquisador. RESULTADOS: O estudo de caso apresentado neste artigo trata de um aprendente que do ponto de vista afetivo, demonstra condições inadequadas de relacionamento: o caso vem ilustrar a problemática nas relações familiares observado nas provas projetivas onde os vínculos são negativos. No cognitivo demonstra falta de envolvimento com o objeto de aprendizagem e com o conhecimento do transmissor. Seu nível pedagógico e criativo está abaixo de sua escolaridade e de sua faixa etária, encontra-se no período silábico sem valor sonoro, pois ele tem consciência que existe relação entre a fala e a escrita, porém não identifica os sons das letras, utilizando os símbolos gráficos de forma aleatória sem corresponder à escrita convencional. DISCUSSÕES: Partindo das observações colhidas nas sessões diagnósticas, foi possível perceber que o aprendente não apresenta deficiências no que diz respeito à estrutura, comportamental e psicológica. Podendo assim dizer que o aprendente apresenta uma grande carência emocional, o que reflete no seu aprendizado, tendo ainda um leve déficit cognitivo. Percebendo essa ausência de atenção e carinho, foi possível promover uma intervenção psicopedagógica lúdica e prazerosa, onde o aprendente não apresentou dificuldades em realizar as atividades propostas. CONCLUSÃO: Conclui-se com esta pesquisa que o aprendente aparenta ter problemas de ordem afetivos, cognitivos e pedagógicos, possivelmente devido a prematuridade do seu nascimento e a confusão familiar encontrada dentro de sua residência. A partir dos resultados encontrados, podemos concluir que o mesmo necessita de um acompanhamento multidisciplinar através de uma equipe de Neurologista, Psicólogo, Assistente Social e Psicopedagogo, visando contribuir para resolução adequada das situações evidenciadas na pesquisa.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BEZERRA, MARCOS ANTONIO ARAÚJO; DINIZ, Samira Bruno. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM UM APRENDENTE DE ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE-CE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29044-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO--UM-ESTUDO-DE-CASO-COM-UM-APRENDENTE-DE-ESCOLA-PUBLICA-NO-MUNICIPIO-DE-VARZEA-ALEGRE-CE. Acesso em: 25/04/2024

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