BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS.
Autores
  • JOSÉ RAFAEL DE ASSUNÇÃO PEREIRA
  • Ricardo Alexandre Torres Costa
  • Larissa Cristina Nunes Nascimento Alves
  • Julliany Valério da Silva Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29034-bullying-em-um-dialogo-com-alunos-da-rede-publica-de-ensino--problematizacoes-sobre-o-seriado-todo-mundo-odeia-o-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Bullying; escola; reflexão; mídia.
Resumo
O presente trabalho vivenciado apresentou as temáticas sociais do seriado “Todo mundo odeia o Cris”, relacionando-as com o âmbito escolar, a partir do relato de experiência, vivenciado pelos alunos, mediante o Projeto Extensionista Acadêmico Escola legal. Consideraram-se as contribuições de Grizante (2011) para abordar o bullying relacionado ao preconceito racial e as idéias de Fante (2005) para refletir as implicações psicossociais do bullying. A prática extensionista, foi realizada por alunos do curso de Psicologia da Unifavip/DeVry, na rede pública em uma escola de ensino regular, do município de Caruaru-PE. Mediante uma observação coletiva, como propôs Lakatos e Marconi (2003), foi identificado contextos de bullying, violência escolar e preconceito. Perante a observação, optou-se em realizar atividades extensionistas de prevenção e enfrentamento ao bullying na escola, através de um diálogo informativo sobre sua definição, características, categorias e conseqüências. A prática desenvolvida nas turmas do Ensino Médio consistiu numa dinâmica que evidenciou a temática do bullying, com o seriado Todo Mundo Odeia o Chris, onde foi apresentado, um varal com as fotos dos personagens. Assim, construiu-se um diálogo com os alunos, discutindo-se sobre a definição, do termo bullying, e dos papéis representados pelos personagens: Chris, Greg, Caruzo, e um grupo de alunos do Colégio, onde eles estudam. Visualizando os estereótipos raciais observados no seriado, obtiveram-se correlações e categorizações, feitas pelos alunos, da ficção que eles já assistiram, com a vida real. A atividade de extensão proporcionou a troca de opiniões entre os voluntários do projeto e os alunos, onde houve a disseminação de informações, esclarecimentos, e reflexões acerca do bullying, em suas implicações psicossociais para aqueles que estão envolvidos. Para isso foi identificado, juntamente com os alunos, que existem três tipos de personagens envolvidos no bullying, o agressor, a vítima, e os espectadores, considerando a possibilidade de existir uma inversão de papéis, conforme a situação vivida, ou conflito entre as partes envolvidas. Assim, considera-se que atividade envolvendo a discussão do bullying através do personagem Chris Rock, contribuiu para que os alunos refletissem sobre temas sociais presentes no cenário escolar, como também, estimulou o compromisso de uma humanização e cidadania, que vá além da vivência na escola. E, para os acadêmicos, a prática extensionista realizada, contribuiu, para que os objetivos do projeto fossem vivenciados e contribuíssem para o conhecimento e aperfeiçoamento na esfera acadêmica.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, JOSÉ RAFAEL DE ASSUNÇÃO et al.. BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29034-BULLYING-EM-UM-DIALOGO-COM-ALUNOS-DA-REDE-PUBLICA-DE-ENSINO--PROBLEMATIZACOES-SOBRE-O-SERIADO-TODO-MUNDO-ODEIA-O-. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes