COMERCIO RELIGIOSO E A CRENÇA NO CONSUMO DA FÉ

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
COMERCIO RELIGIOSO E A CRENÇA NO CONSUMO DA FÉ
Autores
  • Alan Raulino dos Santos
  • manuel yury trindade
  • Bruna Lustosa Pellegrini
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Direito
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29017-COMERCIO-RELIGIOSO-E-A-CRENCA-NO-CONSUMO-DA-FE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Fé, Comércio, Religião, Igreja, Corrupção.
Resumo
O COMÉRCIO RELIGIOSO E A CRENÇA NO CONSUMO DA FÉ O presente trabalho tem por objetivo verificar a relação existente entre as datas comemorativas religiosas e o consumo. Segundo Lima (2001), o início fervoroso do comércio foi marcado pela revolução industrial europeia. No século XIX foram surgindo algumas transformações consideradas relevantes nesse sentido, trazendo consigo uma nova visão entre a relação social e o comércio. Quando levamos em consideração a questão do comércio de objetos relacionados a religião, ela não muda de forma drástica, pelo contrário, a base fundamental do comércio é mantida e caracterizada pela relação da necessidade de algo, e um dos principais fundamentos que envolvem o comércio religioso está ligado a necessidade espiritual. Segundo Byrd (1988), a maioria das pessoas religiosas têm a ideologia de que os objetos sagrados resultaram e resultam em melhorias significativas em relação à sua saúde e uma das formas de se compreender tal fato é através da dificuldade pessoal. Normalmente, a maioria das pessoas buscam várias outras formas de realização pessoal, mas quando elas se frustram, podem acabar procurando a religião como uma forma de conforto. A religião acaba se tornando uma esperança, um refúgio e, consequentemente, há uma maior procura por objetos que significam o “sagrado”, fomentando o comércio religioso. No seu segundo ano de papado, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi responsável por várias mudanças dentro e fora da igreja, e, para os comerciantes, uma das principais “graças” alcançadas pelo Papa Francisco foi reanimar o mercado que estava cambaleante, não só na Itália, com produtos religiosos do pontífice, mas em toda a complexidade católica no mundo, inclusive no Brasil que mesmo sofrendo atualmente com a crise econômica ocasionada principalmente devido aos problemas políticos e sociais tem conseguido manter a procura dentro dos parâmetros esperados pela igreja, mesmo com a alta nos preços dos objetos considerados “sagrados”. Entretanto, nem tudo acontece da forma lícita estabelecida no ordenamento jurídico brasileiro. A corrupção também se instalou no meio religioso, conforme constata D’Emediato (2014), para quem a corrupção se apresenta em parte das instituições religiosas, que prometem em troca de um apoio financeiro a cura, a salvação, o sucesso pessoal nas relações econômicas e sociais, dentre outros aspectos. Conclui-se que a corrupção é um assunto de extrema preocupação em nossa cultura e que está impregnada há muito tempo na sociedade brasileira, sendo observada em todos os níveis de convivência humana, inclusive no meio religioso, que aos poucos vai se tornando algo banalizado e totalmente sem controle perante os órgãos responsáveis. Será que a Igreja irá se tornar mais um meio para se desenvolver o ilícito de forma banal, ou já pode ser considerada como tal? Devemos, entretanto, considerar que a função social da igreja é materializada como um local onde se busca conhecer e viver a palavra do Senhor, ter uma edificação espiritual e encontrar a paz e o equilíbrio interior. Ressaltamos ainda que o maior símbolo histórico do Cristianismo até hoje (Jesus Cristo) pregava sempre o amor para todas as pessoas, conforme Isaías (52:3): “Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados”.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Alan Raulino dos; TRINDADE, manuel yury; PELLEGRINI, Bruna Lustosa. COMERCIO RELIGIOSO E A CRENÇA NO CONSUMO DA FÉ.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29017-COMERCIO-RELIGIOSO-E-A-CRENCA-NO-CONSUMO-DA-FE. Acesso em: 25/04/2024

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