LITERATURA E PSICANÁLISE: A TEORIA DO AMOR NO CONTO OS DESASTRES DE SOFIA DE CLARICE LISPECTOR

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
LITERATURA E PSICANÁLISE: A TEORIA DO AMOR NO CONTO OS DESASTRES DE SOFIA DE CLARICE LISPECTOR
Autores
  • Yeda Daiane Forte Pessoa
  • Kelly Moreira de Albuquerque
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28994-LITERATURA-E-PSICANALISE--A-TEORIA-DO-AMOR-NO-CONTO-OS-DESASTRES-DE-SOFIA-DE-CLARICE-LISPECTOR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Psicologia. Psicanálise. Amor. Literatura
Resumo
O trabalho problematiza a teoria do amor na psicanálise freudiana. Para tanto, propõe uma interlocução entre literatura e psicanalise. De fato, a atividade literária constitui-se enquanto uma ferramenta primordial nas problematizações acerca da diversidade e complexidades dos modos de inserção psíquica nas relações estabelecidas consigo mesmo e com o outro, incluindo a sociedade e a cultura. A literatura é, pois, uma das possibilidades de acesso ao inesgotável da experiência humana. Deste modo, estabelecemos um diálogo entre a teoria do amor em Freud e o conto Os Desastres de Sofia de Clarice Lispector. Buscamos encontrar no conto apontamentos para a compreensão das construções freudianas sobre o amor. Há muitos anos o amor vem sendoalvo das grandes tragédias e objeto de inspiração para grandes poetas e escritores, nomeado diversas vezes como causa das inomináveis dores e insanidades, até hoje usado como justificativa para os maiores atos passionais, noticiados eventualmente ao longo dos anos. Com efeito, as discussões acerca do amor existem muito antes de Freud e a psicanálise. Séculos antes a mitologia trouxe diversas versões acerca desse amor. Eros espalhava com suas flechas a falta que só se completa no outro. Assim como na obra O Banquete, Platão falava dessasuposta falta, do ser incompleto, da busca pelo amor. Estudos apontam que o texto psicanalítico trás a idéia de amor como um não saber, aja vista o amor nascer das meias verdades, fruto das fantasias construídas pelo encontro, sempre faltoso, com o desejo do outro. Essa relação sempre acontece entre a dinâmica de amante e amado, sujeito e objeto. O amante sempre ama a fantasia que tem do outro. Ama algo no outro que até ele mesmo desconhece, ou seja, o inominável. É diante dessa falta inominável que surge a idéia de completude, que só se basta no outro. Bem, trata-se de um estudo teórico critico acerca do ideal de amor e as questões simbólicas que o cercam através da óptica psicanalítica.Esse estudo se estrutura metodologicamente da seguinte forma: primeiramente abordaremos os conceitos principais que sustentam a teoria do amor em Freud. É neste primeiro ponto que será feito um pequeno apanhado sobre principais conceitos de Freud, onde o mesmo trás a teoria de que é diante da castração que o sujeito torna-se um sujeito da falta. E a idéia de que o desejo sempre fez parte da estrutura de homem, abordando assim dentro dessa dinâmica o conceito de pulsão e seu funcionamento. Serão abrangidos alguns conceitos necessários para o entendimento da temática, conceitos como: a formação do narcisismos, as questões que envolvem as pulsões, as relações que envolvem o eu-objeto, a questão do édipo e castração, auto-erotismo. É através desses conceitos que serão explicados um pouco sobre a primeira fala a partir da escolha do objeto; dinâmicas, entrelaces e dicotomias das pulsões,idealização, identificação e diferenças nas formas de amar, e o uso da mitologia e a idéia de Eros para falar de unificação. Logo mais, no segundo ponto metodológico, será apresentada uma resenha acerca do conto. Neste conto encontramos uma relação intensa da menina Sofia com a figura de um homem, relação essa marcada por provocações, vitórias e derrotas em um jogo de sedução erótica sem envolvimento sexual. E, por fim, apresentaremos uma discussão acerca de como os conceitos psicanalíticos abarcam esse discurso literário. É a partir dessa relação de amor entre a menina Sofia e o professor, que abordaremos como acorrem as nomenclaturas que envolvem essa escolha do objeto amado,o nascer da fantasia, e como se estruturam essas fantasias em torno desse sujeito faltoso, castrado e atravessado pelo simbólico. Trazendo dessa forma um campo de discussão entorno da temática. Desta maneira, inferimos que as questões que envolvem o amor sob a óptica psicanalítica é multifacetado. É partindo dessas idéias que visamos compreender de onde fala esse sujeito que ama.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

PESSOA, Yeda Daiane Forte; ALBUQUERQUE, Kelly Moreira de. LITERATURA E PSICANÁLISE: A TEORIA DO AMOR NO CONTO OS DESASTRES DE SOFIA DE CLARICE LISPECTOR.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28994-LITERATURA-E-PSICANALISE--A-TEORIA-DO-AMOR-NO-CONTO-OS-DESASTRES-DE-SOFIA-DE-CLARICE-LISPECTOR. Acesso em: 29/03/2024

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