ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS NEGROS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS NEGROS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE
Autores
  • Maria Rosirlane Bertulino Silva
  • Maria Aparecida da Silva Figueredo
  • Nélida Martins de Almeida
  • Reginaldo José da Silva
  • Thais Pereira Castro
  • Carlos Eduardo Esmeraldo Filho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28927-ANALISE-DO-PROCESSO-DE-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-DOS-NEGROS-DA-COMUNIDADE-REMANESCENTE-DE-QUILOMBOLA-DE-ALTO-ALEGRE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Comunidade Quilombola, Identidade, Cultura,Psicologia Comunitária.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de construção da identidade dos negros da Comunidade Remanescente de Quilombola de Alto Alegre, localizada no municipio de Horizonte-CE, a partir das interferências sociais de outras culturas e identidades. Foi realizado pelo grupo de alunos da disciplina de Psicologia Social e Comunidades, do curso de Psicologia da FANOR/DeVry Brasil. A comunidade nasceu com a chegada do negro Cazuza à cidade de Pacajus, foragido de um navio negreiro vindo da África e atracado em Fortaleza, em meados do século XIX. Cazuza foi acolhido pela tribo indígena dos Paiacus, onde se casou com uma das nativas, iniciando de forma mestiça entre negro e índio a Comunidade Remanescente de Quilombo de Alto Alegre. A metodologia utilizada para este estudo se deu mediante visitas à comunidade, aos equipamentos públicos ofertados e digiridos aos quilombolas, bem como em entrevistas ao líder comunitário Francisco Manoel da Silva, mais conhecido como “Nêgo do Neco”, bisneto de Cazuza, e outros moradores da comunidade. Articulamos também os dados coletados às pesquisas bibliográficas relacionadas aos temas comunidade, identidade e cultura. A terra, a cultura, a identidade quilombola é a gema apical dessa comunidade, demonstrada na fala do líder comunitário quando traz a importância do sentimento de pertencimento que todos devem nutrir pela história, pela terra, pela comunidade e sua preocupação com as influências trazidas de outras culturas para a sobrevivência dos costumes, e o risco da perda da identidade quilombola. A sobrevivência foi difícil, passaram por muito sofrimento e privações. A alimentação era escassa, sobreviviam das poucas plantações e criações que podiam ter, e o acesso à saúde não existia, sendo responssabilidade dos curandeiros da comunidade, cuidar de seus doentes com a medicina caseira, conhecimento este perpassado de pai para filho. As condições de vida e a ausência de acesso à saúde contribuiu para um alto índice de mortalidade infantil. A comunidade hoje, dispõe de equipamentos públicos como posto de saúde, escola, voltados para atender suas necessidades básicas, bem o CRAS Quilombolas, Casa de Memória, Associação dos Remanescentes de Quilombo de Alto Alegre (ARQUA), Núcleo de Promoção de Igualdade Racial (NUPIRH), equipamentos que objetivam o fortalecimento dos vínculos entre a própria comunidade com a sua história, sua identidade. É a partir da identidade que surgem os valores culturais e sociais comuns de um povo, sendo possível reconhecer seus direitos sociais e civis. A identidade coletiva dos remanescentes de quilombos são uma caracterísca mais expansiva no sentido cultural e político, demonstrando um valor maior de sobrevivência, reconhecida sobretudo pelo apelo à história oral, à memória coletiva. A comunidade é bem assistida por diversos segmentos, mas um dos temores do líder comunitário é de que se perca a identidade quilombola, pois a juventude tem muito acesso e possibilidades a um mundo que os mais antigos nunca sonharam, engolindo e sobrepondo aos seus costumes. Mas o que podemos perceber de mais marcante em nossas visitas foi a força, a garra que a grande maioria apresenta. Não se agarraram à história sofrida para se vitimizar, se lamentar e engessar. Ao invés disso, transformaram todo o sofrimento de seus antepassados na construção de alicerce seguro e ergueram degraus para auxiliá-los na busca e conquista de seu espaço de direito.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA, Maria Rosirlane Bertulino et al.. ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS NEGROS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28927-ANALISE-DO-PROCESSO-DE-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-DOS-NEGROS-DA-COMUNIDADE-REMANESCENTE-DE-QUILOMBOLA-DE-ALTO-ALEGRE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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