LOGÍSTICA REVERSA DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS NA OKI BRASIL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
LOGÍSTICA REVERSA DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS NA OKI BRASIL
Autores
  • Mateus Vieira de Araújo
  • ailton jose da silva
  • Englesson Jhone Moraes De Araujo Moreira De Assis
  • helen maria alexandre de carvalho
  • karla kathleen trajano de sena paiva
  • Edilon Mendes Nunes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Logística
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28871-LOGISTICA-REVERSA-DE-PECAS-E-EQUIPAMENTOS-ELETROELETRONICOS-NA-OKI-BRASIL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Logística reversa. Oki Brasil S.A. Peças e equipamentos eletroeletrônicos. Destinação adequada. Custo baixo.
Resumo
Este é um trabalho sobre Logística Reversa (LR) na OKI Brasil. A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. A OKI Brasil possui 30 filiais e realiza toda a LR das peças com defeito, fazendo a substituição em campo pela assistência técnica, seja para reparos nos laboratórios, devolução aos clientes ou descarte sustentável. Com 12 centros de reparos espalhados estrategicamente pelo Brasil, são realizados mais de 800 SKUs (Stock Keeping Unit) por mês em equipamentos de automação bancária e comercial, informática, impressoras, produtos de telecomunicação e redes. Todas as peças são consignadas às empresas e, caso elas optem pela compra, a aquisição será a um custo bem acessível. Através das melhores práticas para gestão sistematizada de reparos, há a garantia de rastreabilidade e análise de falhas por item. A OKI Brasil oferece uma estrutura operacional com capacidade de operar mais de um milhão de itens mensalmente e pronta para armazenar, distribuir, realizar reparos e reposições de partes e peças de seus equipamentos. A empresa também desenvolve projetos customizados e adequados à necessidade dos clientes, garantindo o cumprimento da legislação fiscal e a realização de toda a LR e destinação sustentável dos equipamentos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é mapear os processos de LR na OKI Brasil, filial João Pessoa-PB, responsável por distribuir peças e software de Bancos, Drogarias, Magazines e Supermercados. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e de campo. Também foi realizada entrevista com o gestor da unidade. O processo de LR da empresa funciona da seguinte forma: A equipe de telecomunicação envia a “Solicitação de material” por e-mail para que os técnicos abram o chamado para atender a ocorrência. As peças são recebidas, conferidas e pré-avaliadas. Em seguida, são encaminhadas para o “Material de Expedição não conforme”. A partir daí ocorre a checagem das peças (Adattis CX3, Fontes alimentação, Gaveteiros, HD externo, Impressoras, K-7, Leitores de códigos, Maquinetas Pin Pad, NMD-R9, Nobreaks, Painéis eletrônicos, Pen Drive, Pentes de Memórias, Prizis Kiosk, TG7 Teller Cash Recycler e entre outros) e embalagem em caixas. Após todo o processo, a transportadora leva as peças para a matriz, localizada em Jundiaí-SP. Na matriz, as peças com defeito vão para a fábrica para serem analisadas e entregues ao setor responsável para o devido conserto. As peças aproveitáveis são destinadas a outras filiais ou devolvidas para a filial de origem. Nos casos em que do material é reciclável (papelão e peças) é realizada a trituração e produção de outras peças que retornam para as empresas a um custo mais baixo. Por exemplo, dados de 2011 comprovam que 125 mil equipamentos foram reciclados pela empresa. Após a reciclagem, os técnicos realizam o controle de qualidade. Desta forma, a OKI Brasil, indústria e comércio de tecnologia em automação constitui uma empresa que possui como processo de negócio a Logística Reversa, fazendo com que muitas peças que poderiam ser descartadas ou destinadas de modo incorreto recebam a destinação adequada a um custo baixo para as empresas. Conclui-se que a empresa de fato, desenvolve processos de LR, tendo suas filiais como centros de coleta e armazenagem, contribuindo para o desenvolvimento de seus clientes e para o meio ambiente à medida em que, além da destinação adequada de peças e equipamentos potencialmente poluidores evita ou reduz a retirada de matérias-primas do meio para a produção de novas peças e equipamentos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ARAÚJO, Mateus Vieira de et al.. LOGÍSTICA REVERSA DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS NA OKI BRASIL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28871-LOGISTICA-REVERSA-DE-PECAS-E-EQUIPAMENTOS-ELETROELETRONICOS-NA-OKI-BRASIL. Acesso em: 25/04/2024

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