A INFLUÊNCIA DO CANAL DO YOUTUBE DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DO CANAL DO YOUTUBE DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Milena Kristhie Nascimento
  • Vitor Otávio Ferreira Assunção
  • Angélica Araújo
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/443531-a-influencia-do-canal-do-youtube-do-pibid-ciencias-biologicas-para-a-educacao-basica
ISSN
Palavras-Chave
Ensino Remoto, Educação Básica, YouTube, Ferramentas Digitais;
Resumo
Neste trabalho, procuramos relatar sobre a criação do canal do YouTube, pelo Pibid Ciências Biológicas da UFVJM, e a influência deste recurso no contexto do Ensino Remoto Emergencial, que tem sido desenvolvido no atual período pandêmico. Por meio do uso das ferramentas digitais é possível elaborar atividades remotas, favorecendo um contato rápido e espontâneo. Podem ser utilizadas aulas online, chats ativos, debates, simulações, investigações, dentre outras atividades. O uso das tecnologias está sendo associado às estratégias de ensino desenvolvidas pelos docentes como possibilidade para fomentar e trabalhar os conteúdos de forma mais relevante e também para se aproximar dos estudantes, acarretando em um melhor engajamento e interesse dos educandos. Partindo desta realidade, o principal objetivo da criação do canal YouTube pelo Projeto foi disponibilizar os vídeos de apoio, elaborados pelos bolsistas, para o desenvolvimento do Plano de Ensino Tutorado (desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais). O objetivo dos videos é auxiliar os docentes e os discentes da Educação Básica das três escolas estaduais de Diamantina/MG onde o projeto atua. Foram disponibilizados vídeos dos conteúdos voltados para Ciência e Biologia, com temáticas tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. A partir dos dados obtidos na própria plataforma do YouTube, tais como impressões, alcance, visualizações, tempo de exibição e inscritos, procuramos analisar, brevemente, qual a influência do Canal do YouTube do PIBID Ciências Biológicas. Atualmente o Canal possui 50 vídeos ecom estes foram alcançadas 10,6 mil impressões, 1,4 mil visualizações, 22,9 horas de exibição e 39 inscritos. A partir desses dados, acreditamos que o objetivo do Canal vem sendo alcançado e que ele está auxiliando todos os envolvidos no projeto (supervisores, pibidianos e alunos) a discutir conteúdos de Ciências e Biologia. Os dados de impressões e visualizaçõesindicam, umalcance que vai além das escolas onde o PIBID Ciências Biológicas da UFVJM atua, transpondo os desafios do Ensino Remoto. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. FELDKERCHER, Nadiane; MATHIAS, Carmen. Uso das TICs na Educação Superior presencial e a distância: a visão dos professores. Educação Superior, TE & ET; no. 6, p. 84-92, 2011.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Milena Kristhie et al.. A INFLUÊNCIA DO CANAL DO YOUTUBE DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443531-A-INFLUENCIA-DO-CANAL-DO-YOUTUBE-DO-PIBID-CIENCIAS-BIOLOGICAS-PARA-A-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes