OS RISCOS DO CLAREAMENTO NÃO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO CRÍTICA DAS PROPAGANDAS MIDIÁTICAS

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
OS RISCOS DO CLAREAMENTO NÃO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO CRÍTICA DAS PROPAGANDAS MIDIÁTICAS
Autores
  • Monalisa De Souza Minhanele
  • Maria Eduarda Souza Da Costa
  • Vitória Netto de Albuquerque
  • Jessica Cristina Avelar
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/443230-os-riscos-do-clareamento-nao-supervisionado--uma-revisao-critica--das-propagandas-midiaticas
ISSN
Palavras-Chave
Clareadores, mídias sociais, publicidade
Resumo
A cada ano a estética dental e facial torna-se um atrativo de pacientes na procura por um tratamento odontológico, fazendo com que profissionais e empresas aprimorem suas técnicas e materiais na busca da oferta de um resultado superior satisfatório. Dessa forma, há uma narrativa social por trás do ‘sorriso branco’ incluído em um padrão social que é difundido pelas mídias sociais, sendo o Brasil líder em acessos. A busca desenfreada pelo ‘sorriso perfeito’ provocada pelas mídias leva a ocorrência de tratamentos sem supervisão. Os agentes clareadores sem eficácia fazem parte muitas vezes de estratégias de marketing que desconsideram possíveis danos que podem ser gerados devido à abrasão. O propósito deste trabalho é realizar uma revisão crítica da literatura a respeito dos riscos do uso irracional do clareamento dental incentivado sobretudo pelas mídias sociais. O presente trabalho corresponde a uma revisão crítica da literatura realizada através de uma pesquisa bibliográfica. Obteve-se um total de 10 artigos recrutados das bases de dados virtuais como: Scielo e Google Acadêmico a partir dos descritores: Clareadores, mídias sociais, publicidade. Para complementação do estudo, foram realizadas pesquisas em fontes midiáticas de propaganda, nas bases de dados das principais redes sociais: facebook, YouTube, Instagram e TikTok, acerca da temática. A busca constante por dentes brancos difundida na sociedade como padrão de beleza tem gerado uma procura de meios rápidos e inusitados sem supervisão profissional para alcançar esse resultado. Em um estudo no YouTube identificou-se que um terço dos vídeos analisados divulgam clareamentos realizados sem a supervisão do Cirurgião Dentista, além disso 66% dos pacientes apresentaram sensibilidade. A internet acaba interferindo na Odontologia difundindo crenças, e induzindo a popularização de uma informação falsa, oferecendo soluções rápidas e de baixo custo. Diante da recorrente publicidade sem comprovação científica de agentes clareadores diversos nos meios digitais, também é crescente as sequelas dentais promovidas pelo uso indiscriminado desses produtos. Assim se faz necessário formas de frear esse tipo de marketing sem embasamento científico além da conscientização da população.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MINHANELE, Monalisa De Souza et al.. OS RISCOS DO CLAREAMENTO NÃO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO CRÍTICA DAS PROPAGANDAS MIDIÁTICAS.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443230-OS-RISCOS-DO-CLAREAMENTO-NAO-SUPERVISIONADO--UMA-REVISAO-CRITICA--DAS-PROPAGANDAS-MIDIATICAS. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

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