PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE UM COLETOR DE ADMISSÃO PARA UM MOTOR DE UM PROTÓTIPO DO TIPO FÓRMULA SAE

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE UM COLETOR DE ADMISSÃO PARA UM MOTOR DE UM PROTÓTIPO DO TIPO FÓRMULA SAE
Autores
  • Talles Renato dos Santos Pereira
  • Daniel Cabral Araújo
  • Tiago Mendes
  • Libardo Andrés González Torres
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/443093-pre-dimensionamento-de-um-coletor-de-admissao-para-um-motor-de-um-prototipo-do-tipo-formula-sae
ISSN
Palavras-Chave
Coletor de admissão, Motor à Combustão, Ciclo otto, Perda de carga, Protótipo, Fórmula SAE, Impressão 3D.
Resumo
Os motores de combustão interna são máquinas complexas, e o bom projeto de seus componentes é de essencial importância para o seu funcionamento. Em protótipos de competição essa importância se torna ainda mais clara e evidente. Os projetos dos componentes devem seguir o regulamento da organização, além de garantir o maior rendimento possível da máquina. O coletor de admissão é de grande importância para o funcionamento de um motor, devendo o seu projeto ser bem executado. O funcionamento do motor está limitado pela quantidade de ar que pode entrar em cada um de seus cilindros, e relacionado a essa, uma quantidade de combustível. O objetivo deste trabalho é o pré-dimensionamento de um coletor de admissão para um protótipo do tipo fórmula SAE. O coletor de admissão é o responsável por direcionar o ar para a combustão que ocorre no interior do cilindro do motor. Em geral, o coletor de admissão de um veículo do tipo fórmula SAE pode ser dividido em três componentes principais: um restritor, um plenum e um tubo coletor. O restritor é um item obrigatório para todas as equipes. O plenum tem como objetivo garantir uma “quantidade” de ar na admissão do motor. O tubo coletor é o último elemento do coletor de admissão, e o mesmo possui a função de guiar o ar para o interior do cilindro do motor. A forma com que o escoamento do ar chega ao cilindro interfere diretamente no funcionamento do motor. O maior desafio é superar as perdas de energia decorrente das particularidades geométricas do restritor, sendo essas estabelecidas pelo regulamento da organização. Para isso foi feito um estudo fluidodinâmico de perda de carga do escoamento de ar ao longo de uma simplificação cilíndrica do coletor de admissão utilizando a equação da energia. Por meio do resultado obtido é possível observar uma perda de carga de 37,867Pa. Esta perda de carga significa que o motor precisará realizar mais trabalho a fim de admitir a mesma quantidade de ar que admitiria em sua configuração original. Para as perdas de pressão devidos as singularidades do coletor é esperado um valor significantemente maior que o apresentado anteriormente. Partindo desses resultados é possível avaliar que a geometria do coletor de admissão deverá apresentar recursos que amenizem a perda de pressão total. Como próximos passos, o estudo desses recursos e o seu impacto na recuperação da perda de carga deverão ser analisados.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Talles Renato dos Santos et al.. PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE UM COLETOR DE ADMISSÃO PARA UM MOTOR DE UM PROTÓTIPO DO TIPO FÓRMULA SAE.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443093-PRE-DIMENSIONAMENTO-DE-UM-COLETOR-DE-ADMISSAO-PARA-UM-MOTOR-DE-UM-PROTOTIPO-DO-TIPO-FORMULA-SAE. Acesso em: 08/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes