AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS COMO L1 POR SURDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS COMO L1 POR SURDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
  • Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares
  • Pamela Carvalho Dias Cabral
  • Wellington Danilo Soares
  • Daniel Antunes Freitas
  • Priscilla Correa
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Lingüística, Letras e Artes
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/442889-aquisicao-tardia-da-libras-como-l1-por-surdos--uma-revisao-integrativa
ISSN
Palavras-Chave
Surdos, LIBRAS, aquisição tardia, primeira língua (L1)
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou analisar a produção científica sobre a aquisição tardia da Libras como primeira língua (L1) por surdos, na visão do próprio sujeito surdo. Para tanto, os dados foram coletados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Capes Periódicos, entre os anos 2014 a 2020, utilizando-se os descritores controlados surdos and aquisição língua and adolescentes; aquisição tardia língua and surdos; aquisição libras and surdos. Utilizou-se como modulador boleano a partícula “and”. A amostra final foi constituída por 11 artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Os artigos foram analisados de acordo com os eixos: Surdos e aquisição tardia da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em decorrência da análise dos trabalhos, foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: (1) artigos que houvesse aquisição tardia da Libras como L1 por Surdos como tema principal; (2) trabalhos que tratassem a visão do próprio sujeito surdo; (3) estudos produzidos entre os anos de 2014 a 2020; (4) periódicos com texto completos disponíveis online; (5) trabalhos realizados no Brasil; (6) artigos publicados no idioma português. Os resultados demonstraram que o impacto da aquisição tardia da primeira Língua (L1) no desenvolvimento cognitivo dos alunos surdos, seja por parte dos pais pela falta de conhecimento da língua ou pela falta de esforço dos alunos surdos, poderiam estar prejudicando seu aprendizado, além de constatar que o aluno Surdo teria dificuldade de comunicação e desenvolvimento na aprendizagem. Conclui-se que a aquisição precoce da Língua Brasileira de Sinais pelos surdos gera benefícios na área social, cognitiva, linguística e cultural. Foi possível depreender a importância dos familiares aprenderem a Libras e a utilizarem em seu ambiente domiciliar.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Raquel Schwenck de Mello Vianna et al.. AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS COMO L1 POR SURDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442889-AQUISICAO-TARDIA-DA-LIBRAS-COMO-L1-POR-SURDOS--UMA-REVISAO-INTEGRATIVA. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

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