OS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
OS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Jefferson Luiz Costa Santos
  • Karine Luisa dos Santos
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angelica de Oliveira Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/442418-os-planos-de-estudo-tutorado-no-ensino-medio--uma-analise-das-possibilidades-e-dificuldades-encontradas-pelos-est
ISSN
Palavras-Chave
Ensino, PET, PIBID, REANP.
Resumo
Esta pesquisa buscou identificar se os estudantes do ensino médio, de uma escola pública no município de Diamantina/ MG, conseguiram cumprir com os prazos de entrega dos Planos de Estudo Tutorados (PETs) no ano de 2020 dentro do contexto epidêmico da Covid-19. Esta pesquisa, faz parte das atividades do PIBID Ciências Biológica e que, para o seu desenvolvimento, buscou-se alcançar dois objetivos específicos, sendo eles: 1) Identificar o quantitativo de estudantes que conseguiram e não conseguiram cumprir com a entrega de todos os PETs ao término do ano letivo, e 2) Compreender as dificuldades e possibilidades encontradas pelos estudantes no ensino a distância e no desenvolvimento dos PETs. Desta forma, fez-se necessário uma profunda análise dos documentos emitidos pelos órgãos competentes nesse período que conduziram as adaptações e implementação dos PETs. O Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) foi implementado em março de 2020, a fim de regulamentar as normas para o ensino não presencial. Este documento trouxe as primeiras orientações a respeito do ensino não presencial e sobre a implementação dos PETs. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se de uma metodologia de pesquisa baseada na abordagem qualitativa. O cenário escolhido foi uma escola pública do município de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, que atende estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Para o desenvolvimento deste estudo foram consideradas seis turmas do ensino médio (EM) regular no período matutino, totalizando 185 alunos matriculados. Para a coleta de dados, foram utilizadas planilhas de controle, obtidas com a escola, com dados referentes a entrega dos PETs ao longo do ano de 2020. Também foi utilizado um questionário online, aplicado anteriormente pelo PIBID Ciências Biológicas da UFVJM e que obteve 22 respostas dos participantes. A coleta e levantamento dos dados ocorreu no primeiro semestre do ano de 2021 e contou com a participação do professor de Biologia das turmas envolvidas para mediar a comunicação entre os pesquisadores e os alunos. Foi utilizada, para o tratamento de dados, a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da ATD, a pesquisa analisou duas categorias, sendo elas: 1) Análise das planilhas de controle; 2) A qualidade do ensino a distância. A primeira categoria evidenciou que um total de 60 alunos estavam em atraso com a entrega de alguns ou todos os PETs referentes ao ano de 2020. A partir da segunda categoria emergiram quatro subcategorias, sendo elas: 2.1) Análise do acesso à Internet; 2.2) Análise das dificuldades encontradas no ensino a distância; 2.3) Análise da entrega dos PETs na escola; 2.4) Análise das possibilidades e pontos positivos no ensino a distância. Verificou-se que, a partir das respostas dos 22 participantes que responderam ao questionário, 95,5% tinham acesso à internet, mas apresentavam muitas dificuldades no ensino a distância, sendo as principais, a realização dos PETs e a comunicação com o professor. 90,9% dos entrevistados relataram que não deixaram de entregar nenhum PET a escola. Também foi evidenciado nas respostas que os entrevistados viam alguns pontos positivos nesta modalidade de ensino.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Jefferson Luiz Costa et al.. OS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442418-OS-PLANOS-DE-ESTUDO-TUTORADO-NO-ENSINO-MEDIO--UMA-ANALISE-DAS-POSSIBILIDADES-E-DIFICULDADES-ENCONTRADAS-PELOS-EST. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes