O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM
Autores
  • Jardel Batista Rodrigues Silva
  • Bruno Fernando de Souza
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/440996-o-impacto-do-ensino-remoto-emergencial-na-licenciatura-em-ciencias-biologicas-da-ufvjm
ISSN
Palavras-Chave
Ensino Remoto Emergencial; Ensino e Aprendizagem; Educação; Pandemia da Covid-19.
Resumo
A educação brasileira sofreu uma abrupta mudança de paradigmas motivada pela pandemia da Covid-19. Portanto, essa pesquisa se justifica por buscar descobrir como os alunos e professores estão se adaptando às novas metodologias de ensino e identificar como essas casualidades afetaram o sistema de ensino ofertado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) dentro da Licenciatura em Ciências Biológicas. Devido a isto, este estudo busca responder a seguinte questão: “como os docentes e discentes vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pela UFVJM, estão se adaptando às novas metodologias de formação docente executadas dentro do ensino remoto emergencial?”. Motivado por essa questão, buscou-se alcançar o seguinte objetivo geral: “identificar como a UFVJM implementou as novas metodologias de formação durante o ensino remoto emergencial dentro da Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir das percepções dos discentes e docentes”. A fundamentação teórica traz autores que argumentam como o ensino remoto emergencial está gerando uma exclusão educacional, uma vez que há alunos que não possuem recursos ou equipamentos adequados para concluir todas as atividades e que os discentes e docentes estão sendo pressionados para manter um alto nível de rendimento, mesmo durante uma pandemia. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, adotando a pesquisa exploratória como metodologia central. O grupo amostral foi composto por 28 alunos e 06 professores, todos vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado na UFVJM. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi utilizada para a compreensão dos dados coletados através de dois Questionários, um destinado aos alunos e o outro aos professores. As unidades de significado, a partir da ATD e provenientes da coleta de dados, foram organizadas dentro de três categorias pré-estabelecidas: 1) compreensão e percepção dos docentes e discentes a cerca do ensino remoto emergencial; 2) aprendizagem dos discentes no ensino remoto emergencial; 3) parecer dos docentes sobre as metodologias de ensino impostas pela UFVJM. A partir da análise dos dados e caracterização das categorias, foi possível verificar que os licenciandos do Curso em Ciências Biológicas estão enfrentando uma diversidade de dificuldades, como a falta de acesso à internet de qualidade, falta de familiaridade com as plataformas digitais e com as metodologias de ensino implementadas pela UFVJM e que que a instituição de ensino não amparou devidamente a totalidade de estudantes para a realização do ensino remoto. Neste sentido, foi possível perceber um pensamento de que a UFVJM não amparou os alunos de forma igualitária, causando a carência de equidade entre os licenciandos. Portanto, para suprir as necessidades dos discentes, coube ao professor buscar soluções alternativas que conseguissem diminuir a desigualdade educacional que ascendeu durante esse ensino remoto. Em suma, a pesquisa mostrou que o ensino remoto emergencial gerou um impacto negativo para para a formação dos alunos, uma vez que as metodologias de ensino abordadas na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, não não foram necessariamente efetivas para os participantes.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jardel Batista Rodrigues; SOUZA, Bruno Fernando de; FERNANDES, Geraldo Rocha. O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/440996-O-IMPACTO-DO-ENSINO-REMOTO-EMERGENCIAL-NA-LICENCIATURA-EM-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA-UFVJM. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes