PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E RELAÇÕES A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E RELAÇÕES A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Autores
  • Sarah Karoline Natalino Oliveira
  • DANILA GRAZIELE Silva DE AVELAR
  • Francielle Luzia De Souza Santos
  • Lara Carlette Thiengo
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/440172-paulo-freire-e-a-formacao-de-professores-em-ciencias--aproximacoes-e-relacoes-a-partir-de-levantamento-bibliograf
ISSN
Palavras-Chave
Paulo Freire, Formação política, Formação de professores em ciências
Resumo
A formação de educadores é um tema largamente aventado por Paulo Freire no conjunto de sua obra. Freire desde os seus primeiros escritos vai elaborando a sua concepção do saber fazer docente. Nesse sentido, com este trabalho tem-se como objetivo mapear e analisar a produção científica sobre as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de ciências/ ensino de ciências. Para isso, utilizou-se o processo de triagem de produções acadêmicas publicadas no período 2015-2020 nos repositórios Banco de Teses e Dissertações da Capes e Periódicos da Capes e Google Acadêmico. No que se refere a articulação da obra de Paulo Freire para a formação inicial de professores de ciências naturais, a partir do mapeamento realizado no Banco de Teses da Capes observou-se que a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas em universidades públicas. Verificou-se o tratamento da potencialidade da obra freiriana para a formação de professores em ciências naturais. Dentre os conceitos e temas mais suscitados localizamos a educação problematizadora, contextualização, relação teoria prática, e dialogicidade. Os trabalhos apontam para a importância da obra do autor nos processos formativos docentes. Todavia, alguns trabalhos problematizam a pouca expressividade do autor durante a formação inicial. O mapeamento nos indica ênfase na área de Ensino de Ciências e Ensino, CTS, sobretudo no que se refere à utilização de temas geradores. A partir do mapeamento realizado no Periódicos da Capes e no Google Acadêmico, trabalhos indicaram que os professores têm dificuldade em entender e, sobretudo, aplicar os princípios da ACT, da contextualização e da proposta freiriana. Dentre os conceitos e temas mais suscitados localizamos a, temas geradores, dialogicidade e criticidade. Observou-se que a perspectiva crítica é uma das categorias freirianas mais citadas entre os trabalhos analisados. Considera-se de significativa relevância analisar os potenciais contribuições de Paulo Freire especificamente para a formação de professores em ciências, bem como investigar em que medida e de que forma a obra do autor compõe-se efetiva na formação inicial dos professores. Por ora, já que se trata de uma pesquisa em andamento (Paulo Freire na formação inicial de professores de ciências: Uma análise das universidades federais mineiras. IC), o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire tem se constituído como um possível interlocutor para a área do Ensino de Ciências, sobretudo no que se refere às perspectivas do ensino de CTS. Por fim, o levantamento indica que a importância da temática e de mais estudos na área.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Sarah Karoline Natalino et al.. PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E RELAÇÕES A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/440172-PAULO-FREIRE-E-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-EM-CIENCIAS--APROXIMACOES-E-RELACOES-A-PARTIR-DE-LEVANTAMENTO-BIBLIOGRAF. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes