O PROJETO SOEMC COMO MEDIADOR DAS AÇÕES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFVJM

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O PROJETO SOEMC COMO MEDIADOR DAS AÇÕES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFVJM
Autores
  • Izabella Lorena Batista Porto
  • Marcos Vitor Ferraz Lima
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
  • Luciana Resende Allain
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/439784-o-projeto-soemc-como-mediador-das-acoes-de-pesquisa-ensino-e-extensao-em-educacao-em-ciencias-e-matematica-da-uf
ISSN
Palavras-Chave
SOEMC, Seminários, Oficinas, Educação, Matemática, Científica, Ciência, PPGEMaT, Ensino, Extensão, Pesquisa, Projeto
Resumo
O SOEMC (Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica) é um projeto de extensão desenvolvido para difundir conhecimentos das áreas de ensino de Matemática e Ciências por meio de seminários e oficinas realizadas por mestrandos do PPGECMaT e discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, docentes da UFVJM e convidados externos. O projeto tem como público-alvo a comunidade participante da UFVJM, mais principalmente todos aqueles que se interessam pelas áreas do projeto e querem conhecer e aprofundar a respeito dos temas abordados. Portanto, os meios digitais são fundamentais para que se tenha um bom desenvolvimento do projeto levando em consideração a necessidade de inovações no meio acadêmico. Com isso, visando essa busca por inovação, o SOEMC buscou moderniza-se aproveitando das diversas plataformas digitais, como a criação do Instagram (https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/) para aumentar o alcance dos trabalhos realizados no projeto, a criação de um site para disponibilização dos produtos dos seminários e oficinas (https://sites.google.com/view/cincia-na-escola-ufvjm/p%C3%A1gina-inicial?authuser=2), de uma conta no Even3 (https://www.even3.com.br/ufvjm_soemc/) para a efetuação das inscrições na programação, como também a disponibilização de certificados online. Também foi criado um canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw), onde foram feitas as transmissões ao vivo, contando com um total 16 vídeos, sendo 9 deles seminários com professores externos ao projeto, 4 vídeos contendo o conteúdo de oficinas realizadas pelos alunos do PIBID Ciências Biológicas, 2 com apresentações de trabalhos dos mestrandos do PPGECMaT e 1 com lançamento de livro. Os principais temas desenvolvidos no projeto SOEMC foram: 1. Visão pragmatista da constituição da identidade docente na formação continuada e inicial de professores e os desafios do ensino remoto; 2. Ações afirmativas e suas perspectivas de pesquisa social no campo das Ciências Biológicas e Exatas; 3. Questões de gênero na educação científica: potencialidades e obstáculos; 4. Discurso na sala de aula de Ciências e sua natureza interacional, multimodal, multiescalar e epistêmica; 5. A pesquisa no ensino de Ciências: caminhos trilhados por professores da educação básica; 6. Pedagogia do lugar/ambiente e ensino de Ciências; 7. Contribuições do ensino por investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica; 8. O IDEB: Uma reflexão acerca do cálculo, seus limites e possibilidades; 9. Como elaborar podcast, murais digitais, cartilhas memes científicos, histórias em quadrinhos e tirinha; 10. Gamificação como metodologia: desenvolvendo o conceito de função aulas de Matemática 11. Cartografia de controvérsias sobre surtos de Dengue: a divulgação científica sob a perspectiva da teoria Ator-Rede; 12. O sabor das Ciências: o ensino de Química por investigação no IFNMG; 13. Sala de aula invertida: Estratégia pedagógica para a disciplina “Cálculo Diferencia e Integral I” durante a pandemia por COVID 19; 14. Discutindo possibilidades em mestrados na área do ensino a partir das produções do PPGECMaT; 15. Ciência de dados aplicada ao Pisa 2018, e outros. Todos esses vídeos postados contabilizam um total de 2.747 visualizações ao canal. Para além disso, também são desenvolvidas artes que trazem uma identidade visual para o projeto, fazendo que o mesmo seja mais atrativo e didático para o público, repercutindo em uma maior visibilidade para os temas abordados.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PORTO, Izabella Lorena Batista et al.. O PROJETO SOEMC COMO MEDIADOR DAS AÇÕES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFVJM.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/439784-O-PROJETO-SOEMC-COMO-MEDIADOR-DAS-ACOES-DE-PESQUISA-ENSINO-E-EXTENSAO-EM-EDUCACAO-EM-CIENCIAS-E-MATEMATICA-DA-UF. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes