HERPETOLOGIA COMO CIÊNCIA E COMO COMPONENTE ESCOLAR: A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS ANIMAIS CONSTITUINTES DA HERPETOFAUNA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
HERPETOLOGIA COMO CIÊNCIA E COMO COMPONENTE ESCOLAR: A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS ANIMAIS CONSTITUINTES DA HERPETOFAUNA
Autores
  • Vitor Otávio Ferreira Assunção
  • Lucas Fernandes Silva
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/438509-herpetologia-como-ciencia-e-como-componente-escolar--a-caracterizacao-ambiental-critica-de-alunos-da-educacao-bas
ISSN
Palavras-Chave
Herpetologia, Educação Ambiental Crítica, Três Momentos Pedagógicos.
Resumo
A falta de conhecimento sobre aspectos morfológicos e comportamentais de anfíbios e répteis aliado ao saber popular, faz com que as pessoas não reconheçam a fragilidade desses animais e o quanto esses são vítimas da degradação ecossistêmica. Sabe-se que é na educação que temos um polo propício para a formação de conceitos adequados sobre uma determinada temática, contudo observa-se que o ambiente formal de aprendizagem não é unicamente isolado na construção dos sujeitos. O desenvolvimento desses conceitos deve ser proposto de forma interdisciplinar, possibilitando a conscientização quanto a relevância socioecológica da herpetofauna e dos demais seres vivos ao longo de toda Educação Básica. Logo, partindo da temática “a relação homem-animal com enfoque em anfíbios e répteis”, na perspectiva de uma “educação ambiental crítica” dentro do ensino de Ciências, este trabalho tem o objetivo de verificar qual a percepção ambiental crítica que os alunos de escolas do ensino médio, da cidade de Diamantina (MG), têm sobre anfíbios e répteis. Para auxiliar a pesquisa, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: 1. Analisar as percepções dos estudantes da educação básica sobre os animais constituintes da herpetofauna; 2. Caracterizar a percepção ambiental crítica dos estudantes da educação básica sobre a herpetologia. Também foi elaborado uma proposta pedagógica, baseada nos Três Momentos Pedagógicos, para ser desenvolvida com alunos da educação básica, como atividade do PIBID Ciências Biológicas da UFVJM. . A pesquisa conta com uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário que foi enviado para os discentes da educação básica do ensino médio e contou com um total de 17 respostas, sendo ponderados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos foram organizados em duas categorias e subcategorias pré-estabelecidas: a) percepção dos estudantes sobre herpetologia (Caracterização dos estudantes sobre anfíbios e répteis); b) Compreensão ambiental dos estudantes (Percepção ambiental crítica dos estudantes da educação básica sobre a herpetofauna). Através da análise das categorias, confirmou-se que há uma grande quantidade de conceitos errôneos desses estudantes sobre anfíbios e répteis, tanto pela abordagem somente por livros didáticos e a sobreposição de crendices sobre o conhecimento científico, mesmo todos já tendo contato com o conteúdo na EB. Também foi notório a presença de uma visão antropocêntrica que posiciona o homem distante do meio em que se está inserido. Nesse sentido, conclui-se que a percepção ambiental crítica desses alunos é um ponto que deve ser melhor estruturado para que se coloquem como parte integrante do natural, e a partir disso, ser capaz de pensar e resolver ativamente problemas sociais utilizando a Ciência para isso.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASSUNÇÃO, Vitor Otávio Ferreira et al.. HERPETOLOGIA COMO CIÊNCIA E COMO COMPONENTE ESCOLAR: A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS ANIMAIS CONSTITUINTES DA HERPETOFAUNA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/438509-HERPETOLOGIA-COMO-CIENCIA-E-COMO-COMPONENTE-ESCOLAR--A-CARACTERIZACAO-AMBIENTAL-CRITICA-DE-ALUNOS-DA-EDUCACAO-BAS. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes