MODELOS DE NICHO ECOLÓGICO DE PAROPSISTERNA BIMACULA NO ATUAL CENÁRIO CLIMÁTICO E DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL COM BASE NO ÍNDICE ECOCLIMÁTICO (IE).

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
MODELOS DE NICHO ECOLÓGICO DE PAROPSISTERNA BIMACULA NO ATUAL CENÁRIO CLIMÁTICO E DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL COM BASE NO ÍNDICE ECOCLIMÁTICO (IE).
Autores
  • Fernanda de Aguiar Coelho
  • Claudia Eduarda Borges
  • José Carlos Barbosa - UFVJM
  • Priscila Kelly Barroso Farnezi
  • FAUSTO HENRIQUE VIEIRA ARAÚJO
  • Ronnie Von dos Santos Veloso
  • Marcus Alvarenga Soares
  • Ricardo S Silva
Modalidade
Resumo da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/438317-modelos-de-nicho-ecologico-de-paropsisterna-bimacula-no-atual-cenario-climatico-e-distribuicao-potencial-com-base
ISSN
Palavras-Chave
Modelo de nicho ecológico, Paropsisterna bimaculata, pragas quarentenárias.
Resumo
Os modelos de nicho ecológico são utilizados para prever a distribuição das espécies e auxiliam em diversas linhas de pesquisa direcionadas a ecologia. Algumas aplicações desses modelos incluem estudos relacionados a biodiversidade, planejamento para conservação, impactos das mudanças climáticas sobre as espécies e o mapeamento de espécies invasoras. Na última atualização da lista de pragas quarentenárias ausentes disponibilizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram incluídas doze novas espécies de pragas, sendo todas de interesse florestal. A praga do eucalipto Paropsisterna bimaculata (besouro-da-folha), foi regulamentada por apresentar risco potencial de gerar danos econômicos ao país. Objetivou-se no presente trabalho, determinar um modelo de nicho ecológico para a Paropsisterna bimaculata (besouro-da-folha), que é importante praga em plantios florestais. Os dados de distribuição e os parâmetros biológicos da P. bimaculata foram coletados em banco de dados online e em trabalhos da literatura. Foi utilizado o software CLIMEX para modelar o índice ecoclimático (EI) para o atual cenário climático da praga Paropsisterna bimaculata e a distribuição potencial da praga em regiões de validação com base no Índice Ecoclimático (IE). Atualmente, a distribuição da espécie está concentrada exclusivamente na Tasmânia. Quanto a distribuição potencial com base no Índice Ecoclimático (IE), o modelo apresentou adequação em regiões localizadas no trópico de câncer, Sul da Austrália e países de América do Sul, incluindo a região sul do Brasil. Esses resultados estão associados principalmente a regiões de clima temperado e altas altitudes. Pragas quarentenárias possuem potencial de gerar danos econômicos, sociais e ambientais. A adequação climática para P. bimaculata na região Sul do Brasil e em países vizinhos como Peru, Equador, Bolívia e Argentina, demonstra a necessidade de medidas de prevenção quanto a introdução da praga no país. O aumento da dispersão de pragas agrícolas é atribuído principalmente ao comércio entre países e estudos indicam que a maior parte dos casos de introdução de pragas no Brasil está associada a atividades antrópicas, por meio de transporte de plantas, frutos ou sementes infestadas.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Fernanda de Aguiar et al.. MODELOS DE NICHO ECOLÓGICO DE PAROPSISTERNA BIMACULA NO ATUAL CENÁRIO CLIMÁTICO E DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL COM BASE NO ÍNDICE ECOCLIMÁTICO (IE)... In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/438317-MODELOS-DE-NICHO-ECOLOGICO-DE-PAROPSISTERNA-BIMACULA-NO-ATUAL-CENARIO-CLIMATICO-E-DISTRIBUICAO-POTENCIAL-COM-BASE. Acesso em: 26/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes