EXPERIMENTANDO GENÉTICA EM CASA: MANUSEANDO O DNA COMO MODELO DIDÁTICO E COMESTÍVEL

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
EXPERIMENTANDO GENÉTICA EM CASA: MANUSEANDO O DNA COMO MODELO DIDÁTICO E COMESTÍVEL
Autores
  • Laura Santos Santana
  • Luiana Rolim de Azevedo
  • Matheus Ribeiro Moreira
  • Felipe Gomes Moreira
  • Bárbara Ferreira Santos Vieira
  • Marcelo Luiz de Laia
  • Janaína Fernandes Gonçalves
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/437626-experimentando-genetica-em-casa--manuseando-o-dna-como-modelo-didatico-e-comestivel
ISSN
Palavras-Chave
Replicação, Jujuba, DNA, Modelo Didático.
Resumo
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar e transmitir a informação genética para as células-filhas. É no DNA que estão codificadas todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduo. Devido às dificuldades de muitos alunos em assimilar o conteúdo de Genética molecular, somente através de imagens de livros didáticos, este trabalho teve como objetivo a preparação de modelos didáticos comestíveis, em formatos de uma molécula de DNA, diretamente das nossas casas, como modelo didático de ensino a distância, para o curso de Genética das Ciências Agrárias. Para tal, utilizou-se de recursos de baixo custo tais como, farinha, açúcar, corantes comestíveis e jujubas. Que foram utilizados para a construção dois modelos diferentes da dupla hélice, representando as várias etapas do processo de duplicação do DNA. Produziu-se biscoitos caseiros em formato da molécula de DNA e uma molécula representativa tridimensional da dupla hélice, totalmente de jujubas, no qual diferentes cores representaram as bases nitrogenadas, adenina, timina, citosina e guanina. Por meio deste modelo, foram confeccionadas duas oficinas em forma de vídeos, que foram apresentadas aos alunos, no momento da disciplina em que estudaram o conteúdo ácido desoxirribonucleico (DNA). Além disto, os vídeos foram divulgados no Instagram @florarteufvjm que possui mais de dez mil seguidores e no canal do youtube florarteufvjm com 100 inscritos. Foi possível promover uma melhor compreensão do conteúdo já aplicado durante as aulas de Genética, além de conquistar e despertar o interesse e a interação dos alunos em estudos referentes aos mecanismos fundamentais para a estrutura e duplicação do DNA, de uma forma diferente e deliciosa de se aprender, o que despertou a curiosidade, o interesse e a participação dos alunos com o conteúdo. Considerando as dificuldades de aprendizagem expressadas pelos alunos sobre este tema relacionado a Genética Molecular, é justificável buscar a utilização de métodos de ensino diferenciados, como, por exemplo, um modelo didático comestível. Com a divulgação nas redes sociais os vídeos tiverem uma ótima interação com os seguidores, logo, concluímos que a divulgação das oficinas no Instagram e no canal Youtube como ferramenta útil no processo de ensino e aprendizagem, podem ser consideradas como uma experiência positiva, pois oportunizou o interesse dos seguidores pela pesquisa, que foi observado através do número de visualizações e curtidas dos vídeos.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Laura Santos et al.. EXPERIMENTANDO GENÉTICA EM CASA: MANUSEANDO O DNA COMO MODELO DIDÁTICO E COMESTÍVEL.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/437626-EXPERIMENTANDO-GENETICA-EM-CASA--MANUSEANDO-O-DNA-COMO-MODELO-DIDATICO-E-COMESTIVEL. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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