PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA
Autores
  • Alissane Ingrith Rafael da Silva
  • Callebe Carneiro de Melo
  • Jussiara Sales Rodrigues Costa
  • Joana Sarah Santos Oliveira
  • Silvânia Saldanha da Silva
  • Fulgêncio Antônio Santos
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/436349-praticas-investigativas-no-ensino-de-microbiologia
ISSN
Palavras-Chave
Práticas, Investigativas, Microbiologia, Educação.
Resumo
A Microbiologia é a Ciência que estuda o papel dos microrganismos no mundo, principalmente em relação à sociedade humana, ao corpo humano e ao meio ambiente. Os microrganismos, podem ser grandes causadores de doenças, mas existem microrganismos que habitam o corpo humano compondo a microbiota normal que estabelece relações benéficas com nosso organismo. A importância da Educação em Microbiologia refere-se ao contexto social e das pesquisas na área e pelas inovações tecnológicas que devem estar acessíveis para todos. Os objetivos foram: 1) Contribuir na melhoria do ensino da Ciência, em particular da Microbiologia, por meio da aplicação de uma metodologia investigativa de ensino. 2) Proporcionar aos discentes, executores do projeto, a vivência em escolas. 3) Fortalecer a articulação da teoria com a prática no ensino de Microbiologia. Num primeiro momento os discentes (bolsistas e voluntários) foram orientados a respeito das normas de Biossegurança e Boas Práticas no Laboratório de Microbiologia, preparo de vidrarias, meios de cultura, preparo de culturas bacterianas e fúngicas e técnicas de microscopia. Posteriormente uma escola Estadual do Ensino Fundamental foi convidada a participar do projeto. Foram preparados meios de cultura para o crescimento de bactérias e de fungos. Estes microrganismos foram isolados de diversos ambientes como água, solo, ar, cabelo, unhas, dentes, nariz e mãos. A partir do crescimento obtido foram feitas 30 lâminas contendo bactérias coradas pela técnica de Gram e 40 lâminas de fungos pela técnica de microcultivo. Estas lâminas têm sido utilizadas nas práticas de Microbiologia dos cursos da Saúde e também foram fotografadas para a confecção de um acervo digital das imagens, beneficiando cerca de 150 discentes. Dez turmas do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual participaram do projeto, tendo sido beneficiados cerca de 280 alunos antes da pandemia. As aulas foram ministradas no período de dois dias para cada turma. Nestes dias os alunos tiveram uma aula introdutória sobre conceitos básicos de Microbiologia e higiene pessoal, observaram protozoários, bactérias e fungos ao microscópico e realizaram um experimento microbiológico sobre a higienização dos alimentos. O projeto permitiu a melhora do desempenho dos alunos, demonstrando que as atividades desenvolvidas podem enriquecer seu conhecimento em relação a microbiologia.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Alissane Ingrith Rafael da et al.. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/436349-PRATICAS-INVESTIGATIVAS-NO-ENSINO-DE-MICROBIOLOGIA. Acesso em: 05/08/2025

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