EXPERIMENTOS VIRTUAIS SIMULADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
EXPERIMENTOS VIRTUAIS SIMULADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Autores
  • Luciano Soares Pedroso
  • Giovanni Armando Da Costa
  • Renato Aparecido Teixeira
  • Maria Eunice De Souza Franco
  • Jayane Messias Barbosa
  • Edson de Souza Santos
  • Wesley Moreira dos Santos Paranhos
  • DIEMERSON ROCHA DA CRUZ
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/435242-experimentos-virtuais-simulados-para-o-ensino-de-fisica
ISSN
Palavras-Chave
Experimentos Virtuais, TIC, Aprendizagem Significativa, Sequência Didática
Resumo
O ensino de Ciências e em especial o ensino de Física apresentam, nas últimas duas décadas, características de um avanço tímido em relação ao uso da Internet, dos Computadores e dos Smartphones no ambiente educacional. Esses recursos apontam inovadoras possibilidades aos processos de ensino e aprendizagem, propiciando aos professores a oportunidade de buscarem um novo modo de ensinar e às escolas de se reinventarem, rompendo estruturas desatualizadas. Em relação ao ensino de Física, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem uma aplicação muito diversificada, sendo utilizada em processos de medidas, elaboração de gráficos, avaliações, apresentações, modelagens, animações, vídeos e simulações. Para esta proposta, fundamentamo-nos nas ideias de David Paul Ausubel, referenciada em muitos trabalhos que consideram o uso das TIC na busca de uma Aprendizagem Significativa. Assim, apoiados na premissa de que o material a ser utilizado deve ser potencialmente significativo, desenvolveu-se um ambiente virtual com cerca de 30 Experimentos Virtuais Simuláveis (EVS) contendo simulações com alto grau de interatividade onde os estudantes coletam dados, constroem tabelas e geram os próprios gráficos utilizando-se de experimentos virtuais, com uma excelente aproximação das ações que ocorreriam se estivessem em um laboratório manipulando experimentos reais. Os EVS, ao contrário das simulações convencionais, não geram resultados prontos da situação experimental escolhida, e sim, propiciam dados para que os próprios estudantes compreendam e tirem conclusões acerca dos conceitos envolvidos, representando uma complementação pedagógica à prática do professor. Para a verificação da aprendizagem significativa, onde os EVS ocupam uma posição singular do processo, disponibilizou-se na forma remota a um grupo de 32 estudantes pertencentes ao Ensino Médio de várias escolas públicas do país Sequências Didáticas (SD). A escolha dos conteúdos/conceitos tratados pelos EVS nas SD se deu por apresentarem um alto grau de dificuldade na sua compreensão, sendo responsáveis por provocar vários ruídos cognitivos nos estudantes, e também, porque as situações que envolvem esses temas são muitas vezes complexas de serem demonstrados em aulas experimentais ou mesmo desprendem de aparatos de alto custo. Desse modo, a pesquisa realizada teve como objetivo principal investigar se o uso dos EVS é capaz de provocar mudanças conceituais nos estudantes, permitindo-lhes a construção de novos conhecimentos em uma perspectiva de aprendizagem significativa. A utilização dos EVS com alto grau de interatividade, ambientadas em arquivo HTML5 mostrou-se um viés metodológico adequado para operacionalização das atividades de sondagem, investigação e construção de conceitos.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEDROSO, Luciano Soares et al.. EXPERIMENTOS VIRTUAIS SIMULADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/435242-EXPERIMENTOS-VIRTUAIS-SIMULADOS-PARA-O-ENSINO-DE-FISICA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes