LITERACIA, RACIOCÍNIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICOS: UMA ABORDAGEM DE ENSINO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Publicado em 27/01/2022

DOI
10.29327/156166.433215  
Título do Trabalho
LITERACIA, RACIOCÍNIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICOS: UMA ABORDAGEM DE ENSINO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autores
  • José Jorge Francisco de Santana
  • Eliane de Souza Honorato
Modalidade
Resumo da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/433215-literacia-raciocinio-e-pensamento-estatisticos--uma-abordagem-de-ensino-em-um-curso-de-administracao
ISSN
Palavras-Chave
Ensino, Estatística, Literacia, Raciocínio, Pensamento.
Resumo
Este resumo pretende descrever uma nova abordagem do ensino de estatística a partir da literacia (do inglês literacy e que pode ser entendida como letramento), raciocínio e pensamento estatísticos – conceitos da Educação Estatística (CAMPOS; WODEWOTZKI, 2011). Essa estratégia pedagógica foi implementada na disciplina Estatística Aplicada, no curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio de projetos de pesquisas desenvolvidos pelos acadêmicos (BATANERO, 2017). A turma foi distribuída em grupos para levantamento de dados relacionados a temas por eles propostos e que dialogassem com outras disciplinas do curso. O grupo aqui analisado propôs discussões sobre clima organizacional, a fim de entender aspectos motivacionais e de reconhecimento nas relações interpessoais entre colaboradores e gestores de organizações de três segmentos: comércio, indústria e serviços. O trabalho de um dos grupos, aqui analisado, é caracterizado por um estudo descritivo de formato transversal. Para obtenção dos dados, foi utilizado o procedimento de amostragem intencional, segundo o qual “os elementos que formam a amostra relacionam-se intencionalmente de acordo com certas características estabelecidas no plano e nas hipóteses formuladas pelo pesquisador” (Richardson, 2007, p. 161). Ao todo, 60 organizações, 20 em cada um dos três segmentos pesquisados (comércio, indústria e serviços), responderam um questionário composto por 20 variáveis concebidas em uma escala crescente de diferencial semântico, cuja pontuação variava de 0 a 10, conforme concordância menor ou maior, respectivamente, com a variável proposta. As questões foram formuladas de tal maneira que fosse possível construir indicadores aditivos inerentes a duas dimensões classificadas como fator emocional e fator de reconhecimento nas organizações estudadas; de forma que tais fatores fossem analisados estatisticamente por técnicas apropriadas. Essa abordagem pedagógica foi satisfatória, na medida em que houve maior envolvimento dos acadêmicos em todas as etapas, o que resultou em maior compreensão de conceitos estatísticos básicos como medidas de tendência central, posição e dispersão (LEVIN, 1987). Além disso, estimulados pela inserção de conteúdos em suas realidades acadêmicas, avançaram para análises mais aprofundadas como comparação de dados por meio da análise de variância e comparação múltipla de médias tanto para o grau de motivação quanto para o de reconhecimento nos três segmentos pesquisados (PESTANA; GAGEIRO, 2003). Com esta ação pedagógica, novos horizontes de ensino se avultam como promissores, não apenas pela interação entre a estatística e o mundo real dos alunos como também pelo raciocínio e pensamento construídos com criticidade sobre o que os dados podem efetivamente evidenciar.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTANA, José Jorge Francisco de; HONORATO, Eliane de Souza. LITERACIA, RACIOCÍNIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICOS: UMA ABORDAGEM DE ENSINO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/433215-LITERACIA-RACIOCINIO-E-PENSAMENTO-ESTATISTICOS--UMA-ABORDAGEM-DE-ENSINO-EM-UM-CURSO-DE-ADMINISTRACAO. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes