A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO ELEMENTO DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA

Publicado em 06/09/2022 - ISSN: 2318-7948

Título do Trabalho
A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO ELEMENTO DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
Autores
  • Marilia Della Nocce Romano
  • Luciane de Fatima Bertini
Modalidade
Comunicação Científica: Trabalho Completo
Área temática
Investigações de Aulas de Matemática
Data de Publicação
06/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/400111-a-aplicacao-de-questionario-como-elemento-de-pesquisa-para-elaboracao-de-plano-de-aula
ISSN
2318-7948
Palavras-Chave
Questionário, plano de aula, matemática, EJA
Resumo
O presente trabalho trata de um recorte de uma atividade ministrada na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Ciências – Matemática na Universidade Federal de São Paulo. O estágio foi realizado pela autora em uma escola municipal de São Caetano do Sul, nas salas de Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Durante as observações no período de estágio, foi notado uma grande diversidade de estudantes nas salas de aula e para auxiliar na produção do plano de aula para sua regência, foi aplicado um questionário. Segundo Gray, o questionário é uma das técnicas mais usadas de coleta de dados primários, permitindo uma abordagem analítica explorando as relações entre as variáveis. Baseado nas respostas obtidas, foi concluído que a idade dos alunos varia entre 15 e 27 e 40 e 70 anos; cerca de metade dos participantes trabalha, entre 4 e 10 horas por dia, deixaram de estudar por ter que trabalhar para ajudar a família, ter filhos muito cedo, repetir de ano, não gostar de estudar. Muitos relataram ter como plano para fazer uma faculdade ao terminar a escola. Houve resistência em apontarem as dificuldades em matemática e sugerirem melhoria das aulas. Alguns relataram ter dificuldade em álgebra e divisão, e sugeriram o uso de tecnologia, jogos e mais exercícios. Com base nas respostas dos questionários a autora preparou seu plano de aula e regência, usando elementos tecnológicos da escola e fazendo uso de problema baseado no dia-a-dia.
Título do Evento
VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROMANO, Marilia Della Nocce; BERTINI, Luciane de Fatima. A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO ELEMENTO DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA.. In: Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Anais...Campinas(SP) UNICAMP/IFSP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiishiam/400111-A-APLICACAO-DE-QUESTIONARIO-COMO-ELEMENTO-DE-PESQUISA-PARA-ELABORACAO-DE-PLANO-DE-AULA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes