A BRINCADEIRA E A EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA COM USO DE TAMPINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 06/09/2022 - ISSN: 2318-7948

Título do Trabalho
A BRINCADEIRA E A EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA COM USO DE TAMPINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira
  • PRISCILA DOMINGUES DE AZEVEDO
Modalidade
Comunicação de Experiência: Trabalho Completo
Área temática
Histórias de Aulas de Matemática
Data de Publicação
06/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/397527-a-brincadeira-e-a-exploracao-matematica-com-uso-de-tampinhas--uma-experiencia-de-classificacao-na-educacao-infant
ISSN
2318-7948
Palavras-Chave
Educação Infantil; Educação Matemática; Classificação; Recurso Manipulativo.
Resumo
Este relato de experiência apresenta a vivência de uma proposta com crianças da Educação Infantil de uma instituição municipal de Campinas/SP, realizada no primeiro semestre de 2021. Esta proposta é fruto do aprendizado proporcionado pelas discussões e compartilhamento de experiências no Grupo de Estudo “Outros Olhares para a Matemática” (GEOOM/UFSCar), que tem por objetivo, favorecer uma reflexão sobre a prática docente na Educação Infantil e o trabalho com a Educação Matemática. A vivência foi planejada para crianças do Grupo G1 (1 a 2 anos de idade), considerando os temas “Identidade e Cores”, relacionando-os com um dos processos mentais tão importantes para a compreensão de conhecimentos matemáticos: a classificação. Foi selecionado o uso do recurso manipulativo “tampinhas”, considerando ser este um material de fácil acesso, tanto para a professora que já atuava de modo presencial, visto que estávamos no contexto da pandemia do COVID-19, como também aos familiares, realizando a proposta de forma remota. A experiência foi ampliada, com a participação de um outro grupo (Grupo 3, crianças de 5 e 6 anos), que demonstrou um novo olhar sobre o mesmo conceito matemático, apresentando as estratégias utilizadas durante a separação das tampinhas (por cores e tamanhos) e, em seguida, realizaram contagem e nova separação por tipos de tampinha (água, refrigerante, entre outras) demonstrando que o cotidiano faz parte de todo aprendizado, contribuindo para a compreensão de diversos conhecimentos, incluindo conceitos matemáticos. Mesmo diante de poucas devolutivas, foi possível perceber o envolvimento da professora e da família, proporcionando assim, uma experiência enriquecedora.
Título do Evento
VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Daniela de Souza Garcia Amodio; AZEVEDO, PRISCILA DOMINGUES DE. A BRINCADEIRA E A EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA COM USO DE TAMPINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Anais...Campinas(SP) UNICAMP/IFSP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiishiam/397527-A-BRINCADEIRA-E-A-EXPLORACAO-MATEMATICA-COM-USO-DE-TAMPINHAS--UMA-EXPERIENCIA-DE-CLASSIFICACAO-NA-EDUCACAO-INFANT. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes