ADIVINHAS EM CORDEL: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE

Publicado em 06/09/2022 - ISSN: 2318-7948

Título do Trabalho
ADIVINHAS EM CORDEL: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE
Autores
  • Lucinéia Cândido Gonçalves
  • CEILY CRISTINA BIZERRA DE ALMEIDA DIAS
  • Elaine Cristina Florencio Sala
  • Elvis Donizeti Neves
  • PRISCILA DOMINGUES DE AZEVEDO
Modalidade
Comunicação de Experiência: Trabalho Completo
Área temática
Histórias de Aulas de Matemática
Data de Publicação
06/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/397272-adivinhas-em-cordel--uma-proposta-de-resolucao-de-problemas-nao-convencionais-na-educacao-infantil-com-criancas-d
ISSN
2318-7948
Palavras-Chave
Educação Infantil, literatura de cordel, conhecimento matemático, resolução de problemas não convencionais, trabalho remoto.
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma vivência proposta de forma remota para crianças de quatro a seis anos de idade em três Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, motivada pela participação dos autores no Grupo de Estudos e Pesquisas “Outros Olhares para a matemática” – GEOOM/UFSCar - no 1º semestre de 2021. Para a vivência foi utilizado o livro Literatura de Cordel - Cordel para criança do autor Pedro Costa. Refletindo sobre as diferentes linguagens, destacamos o conhecimento matemático que surgirá nos espaços de Educação Infantil predominantemente sobre a forma do brincar, com o objetivo de promover um ambiente oportuno de experiências, propomos o trabalho com problemas não convencionais, pois possibilita à criança a alegria de vencer obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando assim, o que significa fazer matemática. Partindo do princípio de que na Educação Infantil devem-se contemplar práticas que consistam na brincadeira como a principal atividade da infância, para a interação com as crianças marcamos um encontro pelo Google Meet, onde montamos um cenário e através de uma “Caixa que conta histórias”, as crianças brincaram de adivinhações. Diante dessas reflexões sobre a importância do brincar e do trabalho com a resolução de problemas não convencionais nos espaços de Educação Infantil, a proposta da vivência com problemas não convencionais tendo como suporte a literatura de Cordel contribuiu de forma significativa para potencializar o desenvolvimento das crianças por possibilitar um desafio, colocando-as em um movimento de resolução.
Título do Evento
VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Lucinéia Cândido et al.. ADIVINHAS EM CORDEL: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE.. In: Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Anais...Campinas(SP) UNICAMP/IFSP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiishiam/397272-ADIVINHAS-EM-CORDEL--UMA-PROPOSTA-DE-RESOLUCAO-DE-PROBLEMAS-NAO-CONVENCIONAIS-NA-EDUCACAO-INFANTIL-COM-CRIANCAS-D. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes