A LINGUAGEM MATEMÁTICA COM CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS: NOÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E EXPLORAÇÃO DE OBJETOS

Publicado em 06/09/2022 - ISSN: 2318-7948

Título do Trabalho
A LINGUAGEM MATEMÁTICA COM CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS: NOÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E EXPLORAÇÃO DE OBJETOS
Autores
  • Waldirene dos Santos Faria
  • MARIA CLÁUDIA DA SILVA SACCOMANI
  • Marcielli de Lemos Cremoneze
  • PRISCILA DOMINGUES DE AZEVEDO
Modalidade
Comunicação de Experiência: Trabalho Completo
Área temática
Histórias de Aulas de Matemática
Data de Publicação
06/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/393670-a-linguagem-matematica-com-criancas-de-1-a-3-anos--nocoes-matematicas-por-meio-da-contacao-de-historias-e-explora
ISSN
2318-7948
Palavras-Chave
Educação Matemática na Educação Infantil; Formação de professores; Grupo colaborativo.
Resumo
Este relato é fruto de nossa participação no Grupo de Estudos "Outros Olhares para a Matemática" (GEOOM), de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Essa experiência com a Matemática na infância fora planejada por duas professoras de Educação Infantil e uma professora pesquisadora. As professoras atuavam com crianças de 1 a 3 anos: um dos grupos era pertencente a rede municipal de São Carlos/SP; o outro pertencente a Unidade de Atendimento à Criança (UAC/UFSCar). A partir das discussões, as questões que impulsionaram o planejamento foram: O que abordar com as crianças bem pequenas no que diz respeito à matemática? Como organizar experiências que considerem a especificidade do fazer pedagógico na Educação Infantil? Como apresentar para as famílias a proposta de desenvolvimento, mantendo um vínculo afetivo e promovendo aprendizagem? As ações pedagógicas tiveram como base teórica a Psicologia Histórico Cultural. Apresentamos experiências nas quais as noções das relações de grandezas e medidas fossem uma necessidade para as crianças, contemplando aspectos de dimensão, capacidade e temperatura. Tendo em vista que estávamos em isolamento social devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), a proposta fora pensada para a criança e a família, levando em consideração a infraestrutura e a (in)disponibilidade de tempo dos familiares. Os procedimentos metodológicos e recursos adotados foram: contação da história; manipulação e exploração de objetos, culinária; e a interação adulto-criança. Tivemos a devolutiva de somente uma família, devido as dificuldades do momento pandêmico, porém, foi notável expressões verbais e ações da criança sobre noções de dimensão durante as interações/brincadeiras.
Título do Evento
VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIA, Waldirene dos Santos et al.. A LINGUAGEM MATEMÁTICA COM CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS: NOÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E EXPLORAÇÃO DE OBJETOS.. In: Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Anais...Campinas(SP) UNICAMP/IFSP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiishiam/393670-A-LINGUAGEM-MATEMATICA-COM-CRIANCAS-DE-1-A-3-ANOS--NOCOES-MATEMATICAS-POR-MEIO-DA-CONTACAO-DE-HISTORIAS-E-EXPLORA. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes