DOS PCN´S À BNCC: A CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTE EM DOCUMENTOS ORIENTADORES CURRICULARES BRASILEIROS

Publicado em 06/09/2022 - ISSN: 2318-7948

Título do Trabalho
DOS PCN´S À BNCC: A CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTE EM DOCUMENTOS ORIENTADORES CURRICULARES BRASILEIROS
Autores
  • Nereide Aparecida Pagani Galvão
  • Maiko Ferreira da Silva
  • Elisângela de Barros Pereira Moraes
  • Roger Eduardo Silva Santos
  • Klinger Teodoro Ciriaco
Modalidade
Comunicação de Experiência: Trabalho Completo
Área temática
Investigações de Aulas de Matemática
Data de Publicação
06/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/391184-dos-pcn%3fs-a-bncc--a-concepcao-de-resolucao-de-problemas-presente-em-documentos-orientadores-curriculares-brasilei
ISSN
2318-7948
Palavras-Chave
Resolução de Problemas, Educação Matemática nos anos iniciais, Análise Documental, PCN, BNCC.
Resumo
O campo da resolução de problemas constitui-se a base para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta-se como uma das Tendências em Educação Matemática essenciais para a abordagem contextualizada de um ensino que visa a problematização e compreensão dos conceitos com as crianças. Neste contexto, pautados por reflexões teórico-metodológicas do referencial adotado na disciplina "Leitura e Escrita em Educação Matemática: reflexões sobre a resolução de problemas nos anos iniciais", do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande-MS), analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) em relação à resolução de problemas. No escopo central da presente discussão centra-se a necessidade de refletir sobre a importância de compreender como o fazer matemático se materializa diante das informações oferecidas pelos documentos analisados. Para tanto, o referencial teórico discute o ensino de Matemática, através da resolução de problemas, proposta em investigações e intervenções de Allevato e Onuchic (2009; 2011). A metodologia se inscreve nos estudos qualitativos em que a análise documental é a base para produção de dados. Durante a disciplina cursada no programa, pudemos ter contato com textos que proporcionaram discussões matemáticas sobre a temática como possibilidade de recorrermos à tal metodologia tanto em pesquisas de mestrado/doutorado quanto na prática pedagógica, com situações desafiadoras e investigativas aos alunos da Educação Básica. Em síntese, posto o que trazem os documentos norteadores, a problemática leva-nos à compreensão de que para resolver problemas o aluno precisa interpretar, acessar conceitos fundamentados, que nesta metodologia permite formar crianças, jovens e adultos autônomos e possibilita aprender de forma desafiadora e colaborativa.
Título do Evento
VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALVÃO, Nereide Aparecida Pagani et al.. DOS PCN´S À BNCC: A CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTE EM DOCUMENTOS ORIENTADORES CURRICULARES BRASILEIROS.. In: Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Anais...Campinas(SP) UNICAMP/IFSP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiishiam/391184-DOS-PCN%3fS-A-BNCC--A-CONCEPCAO-DE-RESOLUCAO-DE-PROBLEMAS-PRESENTE-EM-DOCUMENTOS-ORIENTADORES-CURRICULARES-BRASILEI. Acesso em: 21/05/2025

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