A IMPORTÂNCIA DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DOS APRENDIZES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Publicado em 24/03/2022 - ISSN: 1809-1342

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DOS APRENDIZES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autores
  • joao alves
  • Jonatas Coelho Figueira de Souza
  • Eduardo Viana de Souza
  • Carlos Eduardo Ferraz Moraes
  • KAROL AMON MARX DE OLIVEIRA
Modalidade
Resumo: JIC
Área temática
CET: Física
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/385597-a-importancia-das-concepcoes-espontaneas-dos-aprendizes-no-processo-ensino-aprendizagem-segundo-a-teoria-da-apren
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
Concepções Alternativas, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa
Resumo
A Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel (Moreira, 2012) considera o aluno como peça fundamental num processo de Ensino-Aprendizagem. Segundo a TAS, a carga de vivências, de anseios e de emoções que esse aprendiz traz na sua estrutura cognitiva, denominada subsunçor, construída a partir das experiências empíricas, deve ser considerada como ponto de partida num processo Ensino-Aprendizagem. Ao chegar numa sala de aula, o subsunçor inicial do discente vai sofrendo modificações na medida em que o professor como mediador desse processo, aborda os conteúdos científicos e pela interação com as novas informações, o subsunçor inicial vai se modificando e se preparando para a chegada de novas ideias, de novos conteúdos. Dessa maneira, o aprendizado se torna significativo na medida em que os novos conhecimentos vão sendo assimilados de forma não literal e não-arbitrária, o que permite ao estudante a transposição daqueles conteúdos para outros contextos diferentes da sala de aula. Assim sendo, ao mostrarmos alguma experiência nova a um aprendiz e lhe perguntarmos em seguida o porquê dos aspectos e dos resultados verificados, a sua explicação provavelmente refletirá todo o conhecimento adquirido a partir das suas vivências cotidianas e provavelmente não coincidirá com a explicação científica. Essas concepções alternativas apresentadas pelos discentes ao chegarem à escola, vêem sendo estudadas pelos pesquisadores (Axt, 1988; Cordero, 2007; Giorgi, 2005; Peduzzi, 1985; Ure, 1994) no sentido de entendê-las e de pensarem novas propostas metodológicas visando auxiliar o aprendizado desses estudantes. Por outro lado, embora a atuação do professor objetivando transformar as concepções espontâneas em científicas, como os estudiosos apontam, existe a possibilidade da insistência e permanência dessas idéias iniciais por longo tempo ao longo das suas trajetórias acadêmicas. Isso torna o papel do professor desafiador nesse processo de modificação, precisando recorrer a diferentes estratégias didáticas e metodológicas para atingir essas metas. Uma pesquisa foi realizada no âmbito da disciplina de Física Básica I, com discentes de diversos cursos tais como, Geologia, Engenharia Ambiental entre outros, numa turma do semestre 2020.1. Um questionário foi elaborado e apresentado aos alunos que foram convidados a participarem da pesquisa cujo objetivo consistia em averiguar as concepções alternativas desses discentes antes da abordagem propriamente dita dos conteúdos relativos às duas primeiras leis de Newton. Nesse trabalho, pretendemos apresentar os resultados que denotam a permanência dessas concepções não científicas na grande maioria desses discentes, mesmo depois de já terem tido o contato com a temática em foco enquanto eram alunos do Ensino Médio. A partir dos resultados, o professor incluiu na sua prática pedagógica novas abordagens visando auxiliar esses discentes num processo rumo ao aprendizado significativo nos moldes da TAS.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, joao et al.. A IMPORTÂNCIA DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DOS APRENDIZES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/385597-A-IMPORTANCIA-DAS-CONCEPCOES-ESPONTANEAS-DOS-APRENDIZES-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-SEGUNDO-A-TEORIA-DA-APREN. Acesso em: 16/07/2025

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