ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES REPORTADOS POR PROFESSORES

Publicado em 24/03/2022 - ISSN: 1809-1342

Título do Trabalho
ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES REPORTADOS POR PROFESSORES
Autores
  • Bruno Lima Medeiros
  • Vitor Alexandre Rabelo de Almeida
  • AUGUSTA KARLA SILVA QUINTANILHA
  • Jair Oliveira
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado
Modalidade
Resumo: SePTI
Área temática
CS: Educação Física
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/384705-ensino-remoto-de-educacao-fisica-escolar-em-periodo-de-pandemia-da-covid-19--desafios-e-possibilidades-reportados
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
Ensino remoto, Educação Física, possibilidades de ensino
Resumo
- Código SIGAA: PVE1964-2020 - Número do protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa: 23083.017580/2020-59(UFRRJ) INTRODUÇÃO: No atual cenário pandêmico, causado pela COVID-19, o processo educacional tem passado por mudanças. Adaptações são necessárias para a manutenção do ensino. O ensino remoto tem sido a principal estratégia pedagógica para continuidade da educação dos alunos em período de distanciamento e isolamento social (BRASIL, 2020). Para manter suas aulas, professores de diferentes áreas tiveram que se adaptar e modificar a sua forma de lecionar as aulas. Em especial os professores de Educação Física encontraram um cenário complexo, pois, utilizam como principal estratégia pedagógica o corpo em movimento (GUIMARÃES et al., 2001). OBJETIVOS: Conhecer os principais desafios e as possibilidades dos Professores de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental durante a realização de suas aulas em ambiente remoto, no período de pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Esta se trata de uma pesquisa qualitativa, transversal de caráter exploratório por grupo focal (GF) síncrono on-line. Está pesquisa foi Aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cujo protocolo n° 23083.017580/2020-59 e ainda está em desenvolvimento. Neste recorte, a amostra por conveniência foi composta por 11 professores de Educação Física, de ambos os sexos, com idades variadas entre 26 e 43 (M=33) da rede pública e privada do Rio de Janeiro. A coleta ocorrera através da plataforma Google Meet. Foi utilizado um guia do moderador como instrumento de apoio ao GF. A análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados (BARDIN, 2021; LIAMPUTONG et al., 2013). RESULTADOS: Foram realizados dois grupos focais, contabilizando 11 participantes até o momento. Durante as discussões os participantes expuseram e refletiram sobre diversos aspectos em comum. Temas como aplicativos/ programas para realização das atividades foram mencionados com frequência, principalmente, pela dificuldade de adaptação inicial por parte dos professores adultos maduros, falta de internet e tecnologia de acesso por parte dos alunos. Maior tempo para preparação das aulas, exemplos como produção de vídeos e tempo para ensinar os outros professores foram mencionados. Houveram debates acerca da aprendizagem dos alunos. Foi discutido se realmente os alunos estavam aprendendo ou realizando um “teatro”. As possibilidades foram respostas às dificuldades advindas da necessidade de práticas docentes mais criativas. Algumas metodologias utilizadas pelos professores foram vídeos interativos, trabalhar com interdisciplinaridade, trabalhar com conteúdo científico e alongamento onde até mesmo ocorreu a participação das famílias de alguns alunos. Finalmente, os professores relataram sentimentos e atitudes diversas que merecem destaque: saudades, propósitos, empatia, compreensão, mas também termos como caos, risco, inatividade, silêncio. CONCLUSÃO: A possibilidade de realizar uma discussão entre Professores de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental torna possível entender o contexto atual da população estudada. A atual pesquisa pôde auxiliar e proporcionar uma troca de experiências entre os participantes em seu âmbito educacional e entender como funciona sua prática docente nos ambientes virtuais de aprendizagem. Tal conhecimento é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas utilizadas em contextos nos quais o distanciamento social é recomendado como estratégia sanitária de contenção de vírus.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEDEIROS, Bruno Lima et al.. ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES REPORTADOS POR PROFESSORES.. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/384705-ENSINO-REMOTO-DE-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-EM-PERIODO-DE-PANDEMIA-DA-COVID-19--DESAFIOS-E-POSSIBILIDADES-REPORTADOS. Acesso em: 06/08/2025

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