O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE LINGUAGENS DIVERSIFICADAS E O ENSINO REMOTO.

Publicado em 24/03/2022 - ISSN: 1809-1342

Título do Trabalho
O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE LINGUAGENS DIVERSIFICADAS E O ENSINO REMOTO.
Autores
  • Beatriz de Souza Magar
  • Cristiane Cardoso
  • Lucas Graça Mello Santos Colomer Moragas
  • Mariana Régis de Aguiar
  • Sarah de Oliveira Tinoco
  • Simone Rodrigues Chaves
  • Vitória Rodrigues Leite
Modalidade
Resumo: SePTI
Área temática
CH: Geografia
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/381523-o-ensino-de-geografia-a-partir-de-linguagens-diversificadas-e-o-ensino-remoto
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
PIBID; Linguagens alternativas; ensino de geografia
Resumo
O ensinar Geografia não é uma tarefa fácil para os professores, muitas das vezes essa disciplina é vista com algo a ser memorizado, conteúdos descritivos, descontextualizados da realidade e mais uma componente curricular a ser cumprida na escola. Essa realidade ficou mais marcada pelo ensino remoto ocorrido em função da pandemia do COVID-19, como trabalhar esses conteúdos através das plataformas de ensino, instrumento utilizados por algumas escolas nesse momento? Diante disso, esse foi nosso primeiro desafio enquanto membros do projeto do PIBID-Geografia da UFRRJ. O PIBID tem por objetivo a inserção do estudante na realidade das escolas, observando, ministrando oficinas, acompanhando o cotidiano escolar. Mas, nesse momento, como realizar essas atividades práticas? Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar as principais estratégias e linguagens utilizadas para se ensinar a disciplina geografia a partir das plataformas virtuais na Escola Mestre Hiran, localizada no município de Nova Iguaçu, RJ. Para realização da pesquisa: 1) Realizamos leituras e debates sobre bibliografias que trabalhassem as metodologias ativas e a importância das diferentes linguagens no ensino de geografia em especial nesse momento do ensino remoto. 2) Reuniões para organização das oficinas e análise do material e metodologias aplicadas; 3) realização de 15 oficinas online na escola Mestre Hiran. As oficinas foram realizadas durante as aulas de geografia do 8º e 9 ano do ensino fundamental, utilizamos a plataforma do meet. Iniciamos nosso trabalho apresentando de forma lúdica (banner, dinâmica de apresentação) o programa e o que iríamos trabalhar. Nos inserimos nas aulas logo que o ensino remoto foi iniciado junto com a professora regente da turma. Trabalhamos temáticas como o continente americano, continente africano, questões socioambientais e outros. Para abordar esses temas utilizamos vídeos, músicas, clips, textos, slides, google Earth, quis e outras linguagens. Todas as linguagens selecionadas como metodologias buscavam colocar o estudante como participante no seu processo do ensino-aprendizado. Eles eram estimulados a pensarem e refletirem a temática a partir da metodologia proposta. Percebemos que mesmo sendo poucos alunos presentes nas aulas virtuais (cerca de 10 em cada ano), a participação e o envolvimento deles foi grande. Percebemos que eles conseguiram se envolver com os assuntos e a geografia passou a ter um significado, os conteúdos tiveram um sentido que se traduziu num aprendizado eficaz, mesmo sendo de forma remota. O uso das diferentes linguagens no ensino de geografia contribuiu para um ensino mais eficaz, estimulando e mobilizando mais alunos a participarem desse processo. Sabemos das dificuldades e desafios que tem sido lecionar nesse momento (falta de acesso a internet, falta de treinamento eficaz para alunos e professores, problemas vividos pelos alunos de ordem pessoal, falta de computadores, tablet, celular, entre tantos outros). Mas essa vivência nos permitiu re-significar nossas práticas, contribuindo para tentar atingir um numero maior de formas de aprendizado.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAGAR, Beatriz de Souza et al.. O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE LINGUAGENS DIVERSIFICADAS E O ENSINO REMOTO... In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/381523-O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-A-PARTIR-DE-LINGUAGENS-DIVERSIFICADAS-E-O-ENSINO-REMOTO. Acesso em: 11/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes