ENSINO E PRÁTICAS DOCENTES DE GEOGRAFIA NO CHILE E NO BRASIL (PVM1289-2019)

Publicado em 24/03/2022 - ISSN: 1809-1342

Título do Trabalho
ENSINO E PRÁTICAS DOCENTES DE GEOGRAFIA NO CHILE E NO BRASIL (PVM1289-2019)
Autores
  • Clézio dos Santos
  • Janaína Faria Oliveira
Modalidade
Resumo: JIC
Área temática
CH: Geografia
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/380935-ensino-e-praticas-docentes-de-geografia-no-chile-e-no-brasil-(pvm1289-2019)
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
Ensino de geografia, formação de professores, Chile, América Latina.
Resumo
A primeira onda de reformas educacionais na América Latina ocorreu nos anos 60 e 70 sob regime militar no período de ideologia da guerra fria como instrumento de controle ideológico. Nesse mesmo período os países estavam em processo de industrialização tendo assim necessidade de qualificar mão de obra. Junto da consolidação da democracia nos países latinos sucedeu as reformas educacionais, cada país com sua especificidade. Os anos 90 foi o marco do novo ciclo de reformas liderado pelo Chile (1990) seguido da Argentina (1993), México (1993), Bolívia (1994), Colômbia (1994) e por último Brasil (1996). Esse ciclo é mais complexo com sistemas educativos sendo orientado para gestão e organização tendo com uns dos objetivos a qualidade e equidade inserido no sistema capitalista. A pesquisa apresentada faz parte do projeto denominado O ensino de geografia e a formação de professores na América Latina frente às políticas educacionais desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) - 2019/2020. O objetivo principal da pesquisa foi compreender e analisar o ensino de geografia no Chile, buscando compreender quais conteúdos são abordados no ensino fundamental e médio e a formação dos professores. Sendo estes, alcançados através dos objetivos específicos: Analisar a base curricular e seu processo de modificações; identificar como os alunos assimilam os conteúdos de geografia dentro da disciplina integrada; refletir e discutir sobre a formação do professor. A metodologia de pesquisa prende-se aos estudos qualitativos, dividindo em duas etapas, a primeira consistiu num levantamento bibliográfico tendo em vista quantificar e analisar as pesquisas sobre o tema. A segunda etapa consistiu na produção de um questionário para entrevistar sobre a formação inicial continuada do professor de geografia latino-americano visando a percepção do professor no que se refere a prática e ensino de geografia no Chile, que devido a pandemia do Covid-19, não conseguimos efetivar. Os Principais temas do Ensino de Geografia no Chile são: lugar, território e região (conflitos em fronteirar, migrações, crise humanitária...), padrões e relações espaciais (padrões econômicos, distribuição de recursos, lazer, agricultura, indústria, população...) meio ambiente (característica física, regiões naturais, ecossistema, biosfera...), cidadania e pesquisa espacial (cidadania, comunidade e risco, poder político, pesquisa espacial, mapa, SIG, pesquisa de campo...); muitos destes temas se assemelham aos trabalhados no Brasil. Ao longo da pesquisa sobre o ensino de geografia no Chile, podemos verificar que o ensino integrado não permite um aprofundamento dos componentes geográficos, visto que os conteúdos amplos não permite explorar o conhecimento geográfico e enfrenta alguns problemas por ser uma disciplina escolar integrada a outras ciências e sofre com uma organização do sistema educacional com base em diferentes abordagens teórica repercutindo na formação docente muito ampla, não tendo uma formação específica para o professor de geografia, como ocorre no Brasil e sim a formação de um professor de Ciencias Sociales, que ministra tantos os conteúdos de Geografia, como de História e Ciências Socias na Educação Básica.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Clézio dos; OLIVEIRA, Janaína Faria. ENSINO E PRÁTICAS DOCENTES DE GEOGRAFIA NO CHILE E NO BRASIL (PVM1289-2019).. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/380935-ENSINO-E-PRATICAS-DOCENTES-DE-GEOGRAFIA-NO-CHILE-E-NO-BRASIL-(PVM1289-2019). Acesso em: 02/08/2025

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