Título do Trabalho
JANELA PARA O IRREAL: ANACRONISMO EM REMEDIOS VARO
Autores
  • Pedro Hussak van Velthen Ramos
  • Beatriz Moreira Barreto Pinto
Modalidade
Resumo: JIC
Área temática
CH: Filosofia
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/379950-janela-para-o-irreal--anacronismo-em-remedios-varo
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
Remedios Varo; pintura surrealista; modernismo mexicano
Resumo
O artigo “Janela para o irreal: anacronismo em Remedios Varo” busca apresentar a heterogeneidade dos tempos que se conjugam nas pinturas da artista hispanomexicana. Em sua produção a tela se faz a única afirmação de realidade em contraste com as figuras que compõem as narrativas picturais e que se valem de uma estética surrealista e transcendental, de modo que o suporte como afirmação de única realidade das pinturas se dá pelo contraste com sua linguagem figural que busca transcendência, irrealidade. A égide de sua obra nos propõe a complexidade de um modelo transhistórico. Queremos dizer que a força plástica da constelação de pinturas deixada por Remedios Varo remete cristalinamente a dois tempos diferentes, fazendo de sua obra um palimpsesto, que utilizou para escrever narrativas imagéticas que ao serem analisadas acusam a existência de um passado, descortinando uma brecha que acusa a “irregularidade” cronológica de uma obra que é considerada surrealista, produzida na primeira metade do século XX, mas que aponta para o uso de uma técnica tridimensional desenvolvida na época da renascença e que – em grande medida – estava sendo negada na contemporaneidade da artista. Para tanto, mobiliza-se a noção de anacronismo que o historiador da arte francês Georges Didi-Huberman desenvolve. Analisando aspectos imagéticos das obras de Varo, nota-se a articulação entre técnica renascentista e técnica-estética surrealista, em vista disso buscamos elucidar que o modelo de temporalidade necessário à compreensão do sintoma nas pinturas da artista não é redutível nem aos princípios idealistas da vanguarda surrealista, nem aos recursos técnicos do período clássico, mas antes um ponto de encontro dinâmico. O que nos interessa é destacar esses elementos heterogêneos, nas pinturas de Varo, que se conciliam, desvelando os tempos presentes na imagem e que diante de nós se associam em planos que ao mesmo tempo se evidenciam e se obscurecem, partindo do anacronismo como chave de leitura, o que nos propomos em última instância aqui é indicar uma complexidade temporal que transcende a cronologia do regime modernista nas pinturas da artista, articulando os sintomas figurativos nas pinturas de Remedios Varo, partindo de uma memória ou de momentos inconscientes, que entram em conflito com os dados evidentes de seu tempo cronológico. Esse sintoma nas pinturas da artistarevela uma espécie de diferença de tempos, que frustra a busca de identificação de suas obras dentro de um sistema de “escolas” de pintura de acordo com sua época. Agradecemos pelo financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e a UFRRJ.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Pedro Hussak van Velthen; PINTO, Beatriz Moreira Barreto. JANELA PARA O IRREAL: ANACRONISMO EM REMEDIOS VARO.. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/379950-JANELA-PARA-O-IRREAL--ANACRONISMO-EM-REMEDIOS-VARO. Acesso em: 01/07/2025

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