CONFECÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE

Publicado em 04/07/2022 - ISSN: 2595-3168

DOI
10.29327/VIIIEPEM.459221  
Título do Trabalho
CONFECÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE
Autores
  • WELISSON DE ALMEIDA AMORIM
Modalidade
Relatos de Experiência (RE)
Área temática
Eixo 5 - Formação de Professores.
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiepem/459221-confeccao-e-disponibilizacao-de-materiais-didaticos-para-ensino-e-aprendizagem-de-probabilidade
ISSN
2595-3168
Palavras-Chave
Palavras-chave: probabilidade, materiais, didáticos e meios
Resumo
No processo de retomada das aulas presenciais, muitas adaptações ainda são bem vindas, inclusive, a continuação do uso dos meios digitais, sejam eles softwares, salas de aula virtuais, entre outros. A busca dessa adaptação foi o foco principal que tive quanto aluno do curso de licenciatura em matemática em Estágio Supervisionado Obrigatório IV, pela UFRPE. Este relato de experiência tem como objetivo explanar essas adaptações através do uso de materiais didáticos no ensino e aprendizagem de probabilidade. Tal relato caminhará relacionando materiais didáticos e interações em salas de aulas digitais, ajudando alunos 2° ano do ensino médio da Escola Técnicas Estadual Professor Agamemnom Magalhães - Recife (PE) a terem mais meios de buscar conhecimento. Para isso, os materiais foram baseados em questões resolvidas a mão, do livro didático designado pela instituição, vídeo aulas prontas e outras desenvolvidas pelo estagiário, além de estímulo a comunicação entre os alunos por meio de fóruns da plataforma Google ClassRoom e grupos de redes sociais. Aos resultados, obtendo maior interação nas aulas presenciais, formação de grupos de estudos e grande volume de procura por sansões de dúvidas sobre questões de probabilidade. Em contrapartida, a adoção do meio digital atinge alguns alunos relacionado ao aceso à internet em momentos fora de aula. Além disso, a utilização de métodos mais diretos de ensino, reverberou em feedbacks sugerindo atividades mais interativas em sala de aula, utilizando mais jogos e aplicativos interativos.
Título do Evento
VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

AMORIM, WELISSON DE ALMEIDA. CONFECÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE.. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática. Anais...Caruaru(PE) Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/459221-CONFECCAO-E-DISPONIBILIZACAO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS-PARA-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-PROBABILIDADE. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes